Timo Boll, atual campeão
|
A cidade italiana de Courmayeur recebe a partir de hoje a elite do Tênis de Mesa Europeu. A cidade é a sede da 24ª edição do Campeonato Europeu. O atual campeão da competição é o alemão Timo Boll, líder do Ranking Mundial, porém a maior dificuldade desse jovem alemão não será defender o título individual conquistado em 2002, mas sim ajudar seus compatriotas no evento por equipes. Atual bi-vice-campeã, a Alemanha tentam quebrar um incômodo jejum: jamais foi campeã européia por equipes.
Depois de muitos anos podemos dizer que realmente a Alemanha tem grandes chances de conquistar o título por equipes do Campeonato Europeu. Afinal de contas eles contam com a enorme ajuda do nº 1 do Mundo. Em 2002 os alemães perderam por muito pouco. Foram derrotados pelos suecos por 3×2. Este ano os alemães prometem não cometer os mesmos erros, e não estão dispostos a deixar a oportunidade escapar entre os dedos novamente.
Os suecos, atuais bicampeões, chegam bastante desfalcados a Courmayeur. J. O. Waldner, ainda recuperando-se de uma contusão, não foi inscrito para a competição. O também veterano Jorgen Persson atravessa péssima fase. Assim, todas as esperanças dos suecos estão depositadas sobre Peter Karlsson, eterno 3º jogador da era de ouro do Tênis de Mesa sueco. O fato é que Karlsson só conseguiu se desvencilhar da imagem de patinho feio após a conquista do título individual Europeu em 2000. Depois desse título sua carreira mudou. O título individual do Aberto da Itália em 2002 e o vice-campeonato do Aberto da Croácia realizado em Janeiro passado são a prova dessa nova fase por que passa Peter Karlsson.
Além de Timo Boll, despontam como favoritos ao título individual masculino o austríaco Werner Schlager, nº 4 do Ranking Mundial; o bielo-russo Vladimir Samsonov, campeão europeu em 1998; o grego Kalinikos Kreanga, atual vice-campeão; o belga Jean-Michel Saive, campeão europeu em 1994; o sueco Peter Karlsson e o croata Zoran Primorac.
Dentre as equipes femininas, Alemanha, Hungria e Romênia entram como favoritas. Lideradas pela bela Mihaela Steff, as romenas tentam defender o título conquistado sobre as alemãs em 2002.
Poderíamos citar a croata Tamara Boros como favorita ao título individual feminino, afinal ela é jogadora européia de melhor Ranking, todavia este favoritismo não vem se traduzindo em títulos. A atual nº 5 do Mundo precisará suar muito para superar jogadoras como a luxemburguesa Ni Xialian, bicampeã individual (2002 e 1998); e a romena Mihaela Steff, nº 6 do Ranking Mundial.
O 24º Campeonato Europeu de Tênis de Mesa segue até o dia 6 de abril, e terá cobertura completa do Mesatenista.Net.