CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2003 – “NÃO-PAULISTAS” FICAM COM 3 MEDALHAS DE OURO NO RANKING

Daniel Silva, campeão Infantil Masculino

Entre as 17 categorias em disputa no Ranking, apenas 3 atletas conseguiram impedir que atletas de São Paulo ficassem com os títulos. Os “heróis” foram: Paulo Ricardo (ULBRA/Tocantins), no pré-mirim masculino; Daniel Silva (ULBRA/Tocantins), no infantil masculino; e Domingos Sávio (CPR/Pernambuco), campeão no Veterano 40-49.

Nas finais do Pré-mirim masculino (até 11 anos de idade) e Infantil Masculino (entre 14 e 15 anos) os paulistas estiveram ausentes. Na decisão do Pré-mirim Paulo Ricardo superou Bernardo Ribeiro (Fluminese/Rio de Janeiro) por 3×0 (11-04, 11-06 e 11-06).

Entre os infantis Daniel Silva superou Efrain Carvalho (ASES/Distrito Federal) por 3×2. O jogo foi dramático e decidido apenas no 5º set. Daniel começou melhor vencendo os dois primeiros sets marcando 11-08 e 16-14. Efrain se recuperou e venceu os dois sets seguintes com relativa facilidade marcando 11-07 e 11-06. No início do set decisivo Daniel cometeu muitos erros não forçados, principalmente no backhand, e Efrain permaneceu na liderança do placar até o 9×7. Quando liderava por 9×8 Efrain cometeu um erro no serviço e permitiu pela 1ª vez no set o empate. O lance parece ter abalado psicologicamente o atleta do Distrito Federal, ao passo que deu confiança a Daniel. Com o saque em seu poder o tocantinense não deu chances e fechou em 11-09.

A outra medalha de ouro conquistada por um atleta de fora do estado de São Paulo foi a do pernambucano Domingos Sávio. Com uma campanha impecável ele derrotou vários atletas de São Paulo e na decisão do Veterano 40-49 passou por mais um: Marcelo Leitão (JUC/São Paulo), campeão paulista pré-sênior. O atleta do Clube Português do Recife venceu por 3×2. As parciais do jogo foram: 11-06, 07-11, 11-09, 05-11 e 11-06.

Quem também merece destaque são as equipes Sênior do Distrito Federal e a Adulta da Associação Atlética Nilton Lins, únicas equipes a superar os paulistas nas competições de seleções e clubes, respectivamente. Na decisão por Seleções Estaduais, comandados por Neder Neves, os atletas do Distrito Federal venceram São Paulo por 3×1, enquanto a A.A. Nilton Lins, representada por Israel Barreto e Mário Costa, ficaram com o título ao derrotar a ADM Marília também pelo placar de 3×1.

Vale lembrar ainda que os dois principais títulos do Campeando Brasileiro, os do Rating A (masculino e feminino), foram conquistados por dois atletas do Amazonas. Entre os homens Israel Barreto (A.A. Nilton Lins) sagrou-se campeão brasileiro e no feminino Lígia Silva, que defende o Estrela de Ouro de Santos, ficou com o título, o 7º consecutivo de sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *