Cai Zhenhua, ex-todo poderoso do tênis de mesa, assume Federação Chinesa de Futebol

Duas vezes vice-campeão mundial individual (1981 e 1983) e ex-comandante técnico da seleção chinesa de tênis de mesa, Cai Zhenhua, atual vice ministro de esportes da China, assumiu nesta terça-feira (21) a presidência da Associação Chinesa de Futebol.

Cai substituirá Yuan Weimin, que comandava a Associação Chinesa desde 1992 e terá uma árdua tarefa pela frente. Entre outros problemas, precisará logo escolher um novo técnico para equipe nacional, atualmente nas mãos do interino Fu Bo, que assumiu após a saída do espanhol José Antonio Camacho.

“Vou tentar colocar o futebol chinês no caminho certo. Há muito para fazer e o tempo é pouco. Só quero frisar três palavras: determinação, confiança e perseverança. A conjuntura do futebol chinês obriga-nos a realizar grandes mudanças. Tenho um desafio colossal a minha frente”, afirmou Cai Zhenhua, de 53 anos, um dos principais responsáveis pela supremacia chinesa no tênis de mesa nas últimas duas décadas.

A única vez que a seleção chinesa de futebol participou de uma Copa do Mundo foi em 2002, quando perdeu os três jogos, sendo um para seleção brasileira. Atualmente a China ocupa a 92ª posição no Ranking da Fifa.

A charge do site GMW.cn ilustra bem o tamanho do desafio.

Cai Zhenhua assume Associacao Chinesa de Futebol - charge

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *