Ivanildo Pessoa de Freitas, campeão na Classe 4
|
Enviado por: REC Comunicação / Assessoria de Imprensa da FPTM
Aconteceu neste fim de semana a disputa de tênis de mesa dos Jogos Paraolímpicos do Brasil 2004. A competição foi realizada no Centro Olímpico da Prefeitura de São Paulo, no Parque do Ibirapuera. No sábado foi disputada a modalidade Open, onde os atletas foram divididos apenas pelo tipo de deficiência: cadeirantes, andantes e deficiência mental. Já no segundo dia de jogos, além dessa especificação, eles foram divididos em grupos, de acordo com o grau de deficiência de cada um. Antes da Paraolimpíada, Maciel participa de um torneio na Suécia, onde estarão reunidos os oito melhores atletas do Mundo na modalidade, o Global Games. A vaga para participar da competição foi conquistada por Lucas no Mundial de Tênis de Mesa do México, realizado em 2003 e no qual ele ficou em 7º lugar. "Tenho que ir tranqüilo, que tudo dará certo".
Mas a preparação de Lucas Maciel está mesmo voltada para Atenas, a segunda participação dele em Paraolimpíadas. "A preparação está muito boa. Estou treinando muito, cerca de 3 horas por dia". Lucas não se intimida com as dificuldades e aproveita para sonhar alto: "Não posso mentir para vocês. Vou tentar chegar em primeiro lugar".
Lucas Maciel fez questão de ressaltar a parceria firmada entre a Nossa Caixa e a Federação Paulista de Tênis de Mesa (FPTM). De acordo com ele, com a ajuda, ele tem podido voltar suas atenções apenas aos treinamentos.
Outro atleta que faz parte da parceria da FPTM com a Nossa Caixa e que também vai para Atenas é o cadeirante Ivanildo Pessoa de Freitas (CPSP/Nossa Caixa). No primeiro dia de competição, no Open, Ivanildo não foi muito bem e ficou apenas com a sexta posição. Já no domingo, o atleta conseguiu se redimir e foi campeão na Classe 4. "No primeiro dia não consegui desempenhar meu jogo, mas no domingo estava mais concentrado, consegui me soltar mais".
Ivanildo participa no fim do mês de outro importante campeonato o Aberto da Alemanha. "Estarão lá cerca de 80% dos atletas que a gente vai encontrar na Paraolimpíada. Servirá como uma avaliação dos adversários e para melhorar o nosso jogo também".
Para os Jogos de Atenas, Ivanildo tem realizado um treinamento específico. "Estou trabalhando bolas para ter um jogo de mesa bem completo, sem muitos erros. Minha vontade é lutar por uma medalha até a última bola".