Prof. K. Uehara recebe de Roberto Trípoli o projeto que homenageia a Associação |
Enviado por: Ati-tt
Os representantes da Ati-tt, Associação de Tênis de Mesa Atibaia, Paulo Albertini e Sergio Brigida estiveram presentes na Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo.
Por iniciativa dos vereadores descendentes da colônia japonesa, Aurélio Nomura (PV), Jooji Hato (PMDB), William Woo (PSDB) e Ushitaro Kamia (PFL) e ainda dos vereadores Paulo Teixeira (PT) e Antonio Goulart (PMDB), a Câmara instituiu o projeto de uma Comissão de Apoio, ao Projeto de Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. O documento foi entregue pelo professor Kokei Uehara, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo) ao presidente da Câmara, Roberto Trípoli (sem partido), que presidiu a solenidade.
Mais de 400 pessoas prestigiaram a apresentação, entre eles o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Hitohiro Ishida, o vice-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o arquiteto Ruy Ohtake e o secretário-adjunto de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Ricardo Toshio Ota. Os presentes ficaram sabendo o que vem sendo preparado com vistas ao centenário da imigração, bem como os objetivos das comemorações. Ambos os assuntos foram expostos pelo professor Uehera que também é o presidente de uma entidade que foi criada para organizar o evento, sendo chamada de “Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil”.
O presidente da Câmara abriu a sessão solene, e passou a palavra para o presidente do Bunkyo, que falou do sentimento de gratidão que os imigrantes japoneses sentem pelo Brasil, que os acolheu como filhos. No inicio a maioria das famílias não tinham o que comer e hoje contamos com mais de 1.400 milhão de descendentes de japoneses no estado de São Paulo.
“Hoje podemos chamar o Brasil de um país multicultural, pelas várias etnias que aqui existe”, comentou Ueraha.
O público também pôde conhecer mais a fundo o que vai ser o Centro de Integração Brasil-Japão, o principal projeto para as comemorações do centenário. As explicações foram dadas por Ruy Ohtake, autor do projeto, e completadas por Ota. O secretário-adjunto apresentou o plano da malha de transporte ferroviário e metrô previsto para o ano 2010, com ênfase na região onde será erguido o Centro de Integração Brasil-Japão, na Vila Leopoldina, próximo ao Parque Villa-Lobos.
Em sua apresentação, Ota ressaltou a integração da linha CPTM, que corre ao lado do terreno do Centro de Integração Brasil-Japão, com a Linha 4 (Amarela) do Metrô, já em construção, que tornará o local bem servido pela malha de transportes da Capital.
Outros projetos paralelos serão desenvolvidos, e também o interior será beneficiado, onde a nossa cidade poderá entrar nesse circuito.