POÇOS DE CALDAS – O estado do Amazonas dominou a competição por equipes do Tênis de Mesa e conquistou neste sábado (18/11) as duas primeiras medalhas das Olimpíadas Escolares JEBs 2006 – 12 a 14 anos, em Poços de Caldas, Minas Gerais. O primeiro ouro veio na categoria feminina, com Amanda Marques e Juliana Cunha, e a segunda conquista, no masculino, com Paulo Oliveira e Lucas Maciel. A disputa da modalidade segue neste domingo, dia 19, com as partidas de duplas; e na segunda-feira acontece a competição individual. Também nesta segunda-feira, será realizada a cerimônia de premiação das categorias na tenda da globoesporte.com. Na competição por equipes das Olimpíadas Escolares 2006 os atletas representam seus estados, já que os integrantes das equipes não precisam ser da mesma escola.
O torneio é realizado no formato de melhor de cinco partidas. Dois jogos de simples abrem o confronto entre os dois estados (o número 1 de cada equipe enfrenta o número 2 do time rival), seguidos de uma partida de duplas. A disputa do quarto e quinto jogos pode ser necessária caso o confronto não esteja decidido – neste caso, acontece o duelo entre os dois número 1 e entre os dois número 2 de cada equipe.
Paulo Oliveira e Lucas Maciel conquistaram o ouro ao vencerem na final os irmãos Lucas e Rafael Paulino, do Rio Grande do Norte, por 3 jogos a 1 (Lucas perdeu uma das partidas de simples para Lucas Paulino). Um dos grandes destaques de sua categoria no Amazonas, Paulo festejou o resultado positivo para o estado. "Ver quatro amazonenses conquistando as primeiras medalhas das Olimpíadas é uma emoção muito grande. Nosso estado está provando que tem muitos talentos", afirmou o mesa-tenista. "Foi uma final equilibrada, mas acho que jogamos bem como em todas as fases que disputamos hoje. Jogar bem é treinar bem, e isso nós fazemos em Manaus".
Entre as meninas, Amanda Marques e Juliana Maciel garantiram lugar no degrau mais alto do pódio ao derrotarem na decisão, também por 3 jogos a 1, as paranaenses Luana Ferreira e Elisa Okuno (que conquistou a única vitória do confronto sobre Juliana). Sem perder uma única partida em toda a disputa por equipes, Amanda acredita que a primeira medalha dos jogos é fruto de um treinamento muito intenso e específico. "É uma recompensa por termos treinado tanto especialmente para essa competição. Eu e Juliana praticamos muito para chegarmos a esse resultado aqui. Nosso estado tem um potencial muito grande e esses dois resultados mostram que estamos no caminho certo".
O Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Região Norte, em Manaus, é um dos pontos-chave do caminho certo apontado por Amanda. Além dos maiores talentos da região, o CT dispõe de estrutura de nível internacional e o trabalho desenvolvido com mesa-tenistas das categorias de base já dá frutos. "Num esporte em que material faz a diferença, somos privilegiados. Lá nós treinamos neste mesmo piso, com esta mesma mesa, tudo exatamente igual. Estamos em casa aqui", diz o técnico e coordenador do CT, Williams Paixão. "Não adianta ter talento sem estrutura, nem estrutura sem talento. Estamos mostrando que nosso estado tem os dois".
Na decisão do terceiro e quarto lugares da categoria masculina, Mato Grosso do Sul ficou com a medalha de bronze, com o Ceará em quarto lugar. No feminino, a equipe do Pará venceu Santa Catarina por 3 a 1 e encerrou disputa no terceiro degrau do pódio.
As Olimpíadas Escolares JEBs 2006 – 12 a 14 anos são fruto de uma parceria entre o COB e o Ministério do Esporte, com apoio do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Poços de Caldas.
Fonte: COB