Presidente da Federação Internacional entre 1999 e 2014, e atual presidente de honra da entidade, Adham Sharara foi suspenso pela própria ITTF que o acusa de corrupção e desvio financeiro. Nota completa da ITTF:
O Comitê Executivo da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) confirmou hoje a suspensão do Sr. Adham Sharara, ex-Presidente e atual Presidente de Honra da ITTF, de todas as atividades dentro ou em conexão com a ITTF por quatro anos.A suspensão, que começa imediatamente, segue o processo da ITTF que descobriu que Sharara havia violado suas obrigações fiduciárias durante seus mandatos. A decisão de suspender Sharara por má conduta inadequada foi tomada após uma investigação abrangente e o Comitê Executivo conduziu o processo em total conformidade com os regulamentos da ITTF.
O Comitê Executivo chegou a essa decisão com o coração pesaido depois de analisar os relatórios de evidências, registros financeiros e recomendações, incluindo assessoria jurídica elaborada pelo consultor jurídico externo Withers KhattarWong e um relatório da empresa de serviços profissionais BDO. Ações que levaram a esta decisão incluem:
– Conflito de interesse durante o processo de recompra de seus contratos comerciais e de marketing da TMS International pela ITTF;
– Interferência no processo de licitação de um grande contrato de equipamento do ITTF;
– Uso inadequado dos fundos da ITTF.O Comitê Executivo concluiu que a ITTF sofreu danos como resultado das ações de Sharara. Por isso, tomou esta difícil decisão para proteger a integridade da ITTF e do desporto de tênis de mesa.
O Sr. Sharara foi informado das acusações feitas contra ele. Sharara e sua equipe jurídica rejeitaram vários convites do Comitê Executivo para participar de audiências para responder suas perguntas, apresentar sua defesa ou tentar resolver o assunto de boa-fé.
A decisão do Comitê Executivo da ITTF de suspender o Sr. Sharara foi declarada final e considera o assunto concluído.