Fonte: CBTM
Gustavo Tsuboi (44) e Hugo Calderano (70) escreveram seus nomes na história do tênis de mesa das Américas neste sábado (21) ao chegarem à final de duplas do Aberto do Qatar, disputado em Doha. É a primeira vez que o continente está na decisão – seja individual ou de duplas – de uma etapa da série Super Series, a mais importante do Circuito Mundial.
A vaga foi conquistada em grande estilo: com uma grande atuação, os brasileiros superaram nas semifinais o croata Tam Ruiwu e o polonês Wang Zengyi (57º), atuais campeões europeus, por 3 sets a 0, parciais de 11-7, 11-8 e 11-9.
Veja como foi o jogo:
https://www.youtube.com/watch?v=fiIpmHuv6ro
Os adversários na decisão serão o português Marcos Freitas (10) e o croata Andrej Gacina (28), também ex-campeões europeus, que bateram na outra semi os sul-coreanos Jeong Sangeun (35) e Lee Sangsu (72) por 3 a 1. A final está programada para este domingo (22), às 11h30 (de Brasília) e será transmitida ao vivo no Canal 1. Quem vencer leva a premiação de 6.000 dólares (R$ 17.220) e os vice-campeões ficam com 3.000 dólares.
“Acho que a chave da vitória foi termos recebido os saques muito bem. Também estivemos bem nas trocas de bola. Conseguimos colocar bem a bola. Taticamente, fizemos um com trabalho”, avaliou Tsuboi após o jogo.
Calderano também aprovou a atuação da dupla e comemorou a classificação para a final.
“Nossa recepção estava boa e conseguimos mudar o ritmo do jogo. Algumas vezes, colocávamos mais efeito; em outras, jogávamos com velocidade. É um ótimo sentimento estar na decisão”, disse.
O feito deste sábado também é um marco na carreira de ambos os brasileiros. Tsuboi chega pela primeira vez a uma decisão de duplas no Circuito Mundial. Seus melhores resultados até então eram as semifinais nos Abertos da Rússia (2012) e do Brasil (2012 e 2008).
Já Calderano, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude do ano passado, havia sido vice-campeão de duplas no Brasil, também em 2012. O evento, no entanto, é de porte inferior ao do Qatar.
Esta é apenas a terceira vez que os dois brasileiros atuam juntos nas duplas. Nos Abertos da Suécia, no fim de 2014, e do Kuwait, na semana passada, eles haviam chegado às oitavas de final.
O jogo
A dupla brasileira, que mais cedo havia derrotado nas quartas o bielorrusso Vladimir Samsonov (12) e o esloveno Bojan Tokic (63), por 3 a 2 (13-11, 2-11, 11-8, 1-11 e 11-6), começou muito bem a partida e controlou o jogo no primeiro set. Com segurança, fechou em 11-7.
No segundo, foi a vez dos rivais iniciarem melhor, fazendo 5-1. Os brasileiros, no entanto, reagiram e viraram para 9-8. Em uma boa sequência de backhands de Calderano, fecharam em 11-8, abrindo 2 a 0 na partida.
As duas duplas se alternaram à frente no placar no início da terceira parcial. Tsuboi e Calderano cresceram no jogo, abriram 7-4 e não perderam mais a liderança. Com um 11-9, os brasileiros venceram a partida por 3 a 0 e se garantiram na final.