Aberto do Brasil terá 9 Top-50. Alemães são destaque

Alemão Dimitrij Ovtcharov, o melhor ranqueado participando do Aberto do Brasil

Apesar da baixa premiação, o Aberto do Brasil, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 9 e 12 de junho, terá uma lista bem interessante de jogadores. A competição deve ser bastante equilibrada e é grande a chance de termos como vencedor algum jogador que nunca conquistou uma etapa de Pro Tour.

O destaque é a equipe alemã, que vem com Dimitrij Ovtcharov, Patrick Baum e Bastian Steger. Ovtcharov é o jogador de melhor ranking na competição, na 15ª posição e recentemente foi eliminado apenas nas oitavas-de-final do Mundial. Patrick Baum, nº 20, é o atual vice-campeão europeu individual; e Bastian Steger, nº 19, é o atual campeão alemão. Quem vem ao Brasil para buscar mais experiência é Patrick Franziska (139), campeão europeu juvenil de 2010 e uma das maiores promessas do tênis de mesa alemão. Ruwen Filus (89), jogador defensivo-moderno, também deve chamar muito a atenção do público no Maracanãnzinho.

 

Outro trio que chama atenção é a esquadra lusitana, com Tiago Apolônia (46), Marcos Freitas (58) e João Monteiro (78). Tiago já tem um título de Pro Tour, na Áustria em 2010 com uma vitória espetacular sobre o nº 2 do Mundo Timo Boll.

 

Oficialmente nenhum chinês participará da competição, mas teremos vários defendendo outros países. Um dos destaques é Li Hu (45), que, ainda jogando pela China venceu a primeira edição do Campeonato Mundial Juvenil em 2003. O atleta não conseguiu se firmar na seleção chinesa adulta e migrou para Cingapura, que defende desde o início do ano. O mesmo ocorreu com Zhan Jian, ex-integrante da seleção chinesa, que chegou a disputar alguns Pro Tours entre 2000 e 2002 e participou do Mundial de 2001 pela China. Assim como Li Hu, Zhan Jian voltou a participar do Pro Tour este ano já por Cingapura, mas fez campanhas bastante modestas. Yang Zi, nº 41 do mundo, é o chinês que há mais tempo defende Cingapura e é um dos favoritos ao título.

 

O incansável belga Jean-Michel Saive, de 41 anos de idade, também estará no Rio de Janeiro. O nº 35 do Ranking já disputou o evento seis vezes (2005, 2004, 2001, 2000, 1999 e 1997) e nunca conquistou o título. Sua melhor participação foi em 2001, quando perdeu a final para o então jovem promissor Timo Boll, que levantou aqui seu primeiro troféu.

 

Um ex-campeão que estará de volta é o romeno Adrian Crisan (33), campeão no Rio de Janeiro em 2005. Quem também merece destaque e pode surpreender é o russo Kirill Skachkov, nº 48, uma das jovens promessas européias. Seu compatriota Fedor Kuzmin, que já tem um título de Pro Tour (Eslovênia 2005), deixou recentemente o top 50 e agora está em 59º, mas pode surpreender.

 

A chave feminina promete ser um “Campeonato Interno de Cingapura”. As quatro principais favoritas são as chinesas naturalizadas cingapurenses Wang Yuegu (12), campeão do Aberto do Brasil em 2008; Li Jiawei (23), Yu Mengyu (25) e Sun Beibei (33). A européia de melhor ranking a participar da competição será a romena Daniela Dodean, nº 37 do mundo.

 

Nosso próximo artigo sobre o Aberto do Brasil será sobre as chances dos brasileiros.

 

Veja a lista completa de participantes: Masculina e Feminina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *