Encerrou-se hoje o Aberto de Cingapura válido pelo Pro-Tour 2004, realizado pela primeira vez nesse país asiático. E mais uma vez, os chineses levam todos os títulos. Wang Liqin mais uma vez é campeão pela segunda semana consecutiva vencendo, seu compatriota e número 1 do Mundo, Ma Lin.
Ma Lin recuperou-se da campanha desastrosa da semana passada na Coréia do Sul, onde defendia o título de 2003 e acabou não chegando nem a final da competição, quando perdeu ainda nas oitavas para Chiang Peng-Lung (Taipei). Dessa vez, ele venceu o russo Alexei Smirnov por 4 x 0 nas oitavas, já nas quartas a jovem revelação dinamarquesa Michael Maze por 4 x 2. Na semifinal, venceu o jovem sul-coreano Ryu Seung Min também por 4 x 2.
Wang Liqin está mostrando que está em grande fase, desde o final do ano passado, quando conquistou 2 títulos do Pro-Tour (Alemanhã e Suécia). Mais uma vez, sua performance foi impecável e também o consolida como o ‘maior carrasco’ de seus próprios compatriotas, já que semana passada havia vencido Hao Shuai, Kong Linqhui e Wang Hao para se tornar Campeão do Aberto da Coréia do Sul. Nessa semana, venceu nas oitavas o lendário Jan-Ove Walder por 4 x 3. E mais uma vez, saiu ‘atropelando’ os seus compatriotas, nas quartas mais uma vez Kong Linghui, que já havia perdido na semi da Coréia do Sul; e dessa vez na semifinal foi a vez do jovem Chen Qi perder por 4 x 2 para o seu compatriota Wang Liqin.
Nessa final individual masculina, aconteceu o que se pode chamar do clássico chinês ‘mais antigo’ da atualidade, pois são os dois jogadores da seleção chinesa a mais tempo em atividade no momento. Esse que era um clássico normalmente de placar sempre ‘apertado’, normalmente jogo para ‘4 x 3’, está sendo vencido com relativa facilidade por Wang Liqin, já que o placar foi 4 x 1 (11-7,12-10,14-16, 11-7 e 11-8), e também no Aberto da Alemanhã de 2003, Wang Liqin havia vencido Ma Lin na Final e também por 4 x 1. Todos esses resultados, principalmente em relação a seus 2 compatriotas que participarão das Olimpíadas de Atenas, Ma Lin e Wang Hao, colocam Wang Liqin como um dos grandes favoritos a conquista da medalha de ouro em Atenas.
Ao contrário de Ma Lin, a sua compatriota Zhang Yining confirma-se cada vez mais como a número 1 do Mundo, vencendo nessa semana também, como aconteceu na semana passada na Coréia do Sul, outra compatriota sua, a número 2 do mundo e Tri-Campeã Mundial Wang Nan, vale destacar que esse é sempre um jogo que vai pra ‘negra’ em condições normais. E dessa vez, não foi diferente e após estar perdendo por 3 x 1 em uma virada espetacular, Zhang Ying vence Wang Nan por 4 x 3 (11-9, 9-11, 8-11, 6-11, 11-3, 11-9 e 12-10).
Nas duplas masculinas, chegaram na final as duplas formadas pelos chineses Ma Lin/Chen Qi e Ko Lai Chak/Li Ching (Hong Kong), que semana passada também haviam chegado à final, e também perdido para outra dupla chinesa formada por Kong Linqhui/Wang Hao. Dessa vez, Ko Lai Chak/Li Ching foram batidos por 4 x 1 (11-7, 4-11, 11-5, 11-8 e 13-11). Enquanto nas duplas femininas, as vice-campeãs mundias Guo Yue/Niu Jianfeng venceram a fortíssima dupla da Coréia do Norte formada por Kim Hyang Mi/Kim Hyon Hui, que haviam vencido na semifinal as campeãs do mundo Wang Nan/Zhang Yining. As norte-coreanas não facilitaram as coisas para as chinesas que as venceram com dificuldades por 4 x 3, após estarem perdendo por 3 x 2 (4-11, 11-9, 11-8,4-11, 9-11, 11-2 e 11-8).