Começa nesta quarta-feira (12), o Aberto da Suécia, última etapa do World Tour 2014. O Brasil estará representado em Estocolmo por três atletas: Jessica Yamada, Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano. Hugo optou por não disputar o evento Sub-21 como forma de se preservar para o Mundial Juvenil, que começa no final deste mês.
A prioridade para Hugo Calderano neste final está clara: o Campeonato Mundial Juvenil, que começa no dia 30 de novembro em Minhang, China. Como um dos favoritos da competição, o brasileiro precisa chegar na melhor forma física para lutar pelo título. Pensando nisso, o jovem carioca optou por não disputar o evento Sub-21 em Estocolmo.
Disputar três eventos (individual, duplas e sub-21) provocava grande desgaste no brasileiro, que chegou a disputar seis jogos em apenas um dia, como ocorreu no Aberto do Japão deste ano. Além do enorme risco de lesões, a recuperação era demorada após competições onde Hugo alcançava as fases finais.
Normalmente em eventos mais fortes, como o Aberto da Suécia, Hugo precisava disputar o evento classificatório, mas a 65ª posição no ranking de outubro garantiu ao brasileiro a última vaga direta na chave principal. Quem também está garantido na chave principal é Gustavo Tsuboi. A chave principal terá início apenas na sexta-feira, o que garante mais alguns dias de descanso aos brasileiros, que só conhecerão seus adversários na noite de quinta-feira.
Hugo e Gustavo disputarão juntos o evento de duplas. O dueto brasileiro estreia na fase de classificação às 09h30min de quinta-feira contra os ucranianos Oleksandr Didukh e Yevhen Pryshchepa.
Na chave feminina Jessica Yamada será a única representante brasileira. A paulista estreia no “mata-mata” da fase preliminar na quinta-feira diante da russa Elena Troshneva, nº 126 do ranking mundial. O jogo está previsto para o meio-dia e deve ser transmitido ao vivo pela ITTF (e pelo temp.mesatenista.net no Canal 2).
Para mais informações:
ITTF: http://www.ittf.com/competitions/competitions2.asp?Competition_ID=2492&category=PT
Fuso horário: +3 em relação à Brasília