O brasileiro Cazuo Matsumoto está na semifinal do Aberto da Espanha, etapa que abre o Circuito da ITTF. Em jogo emocionante Cazuo superou o português André Silva e garantiu sua segunda semifinal na carreira.
Cazuo não começou bem. Excessivamente passivo e diante de um adversário inspirado, o brasileiro perdeu o primeiro set por 6-11. E por muito pouco André Silva não abriu dois sets a zero. Sempre tomando a iniciativa dos ataques o português teve três chances (7-10) para fechar o segundo set. Partindo para o ataque, Cazuo conseguiu se recuperar e fechou em 13-11.
A virada deu confiança ao brasileiro, que com atuação mais ofensiva marcou 11-8 no terceiro set. Liderando o quarto set por 9-7, o brasileiro cometeu três erros não forçados e recolocou o adversário no jogo. Sacando bem, o português aproveitou seu bom momento e fechou em 11-9.
Após o vacilo no set anterior, Cazuo voltou mais focado para o quinto set. No comando do começo ao fim fechou o brasileiro fechou com facilidade por 11-5. No set seguinte André Silva foi mais regular. Sem cometer tantos erros o português fechou em 11-6 e levou o jogo para “negra”.
Cazuo começou o último set arrasador, abrindo 6-1. O set parecia que seria rapidamente definido em favor do brasileiro, mas muita emoção ainda estava por vir. Aproveitando-se de alguns erros do brasileiro e principalmente partindo para o ataque, André igualou o placar em 7-7. Cazuo usou muito bem o serviço e conseguiu fazer dois pontos (9-7). Mas o português sacou também muito bem e fez dois pontos (9-9) em duas terceiras bolas.
Com o saque, era o momento de Cazuo fechar o jogo, mas o adversário conseguiu atacar na recepção e definiu o ponto, obtendo seu primeiro match point, porém desperdiçado num raro erro de backhand. Após uma linda série de bloqueios, Cazuo teve seu primeiro ponto do jogo em 11-10, e salvo na sequencia pelo português num erro do brasileiro.
Após erros de lado a lado, o brasileiro não desperdiçou seu terceiro match point e fechou o jogo em 14-12 com uma terceira bola, após excelente saque. Parciais finais: 6-11, 13-11, 11-9, 9-11, 11-5, 6-11 e 14-12.
Com status de favorito, Cazuo Matsumoto enfrenta na semifinal deste domingo o jogador da casa Marc Duran, que superou nas quartas o egípcio Khalid Assar por 4×2. A partida entre Cazuo e Duran será transmitida ao vivo a partir das 8h30min. (horário de Brasília).
A outra semifinal será disputada entre o veterano francês Christophe Legout e o sueco Hampus Nordberg, responsável pela eliminação de Thiago Monteiro na primeira rodada.
Esta é a segunda vez que Cazuo Matsumoto chega às semifinais de uma etapa do World Tour (antigamente nomeado como ITTF Pro Tour). A primeira foi em 2012, quando foi eliminado nesta fase no Aberto do Chile. Caso supere Marc Duran, esta será a primeira vez que um brasileiro chega à final de uma etapa do Circuito Mundial na chave principal individual.