Tamara Boros questiona nova regra
A Copa do Mundo Feminina foi o primeiro evento da ITTF com a utilização da nova regra do saque e, embora não existam dados estatísticos que possam provar, parece que os saques são devolvidos mais facilmente, propiciando “rallies” e um jogo mais espetacular.
Outrora, vários pontos eram decididos diretamente no saque, porque se podia esconder a bola atrás do braço ou ombro. Daquela forma, o receptor não era capaz de ver que tipo de rotação era dada à bola. De acordo com a nova regra, a bola tem de estar visível ao receptor.
“Aqui no Copa do Mundo, eu podia ver a bola no momento do impacto na raquete de minha adversária, e isto é uma melhoria. Entretanto, a pergunta é também sobre o impacto da nova regra sobre nossos próprios saques”, disse Tamara Boros (Croácia) que – para não violar a nova regra – lança o seu braço esquerdo para as suas costas imediatamente ao lançar a bola no ar.
“As chinesas”, disse Boros, “na minha opinião estão desafiando a nova regra por removerem seu braço somente imediatamente antes do impacto da bola sobre a raquete. Isto propicia a elas uma melhor coordenação no saque, mas mostra que o limite entre um saque legal e um ilegal não está claro. Com certeza, se elas têm permissão para fazer isso, eu também começarei a fazê-lo”.
A campeã da Copa do Mundo Zhang Yining (China) não gostou da regra desde a sua criação.
“Está sendo difícil para mim, mas, vagarosamente, eu estou me acostumando a ela. Se terá algum impacto no jogo? Eu gostaria de esperar um pouco antes de falar algo sobre isso”.
O técnico da seleção nacional chinesa Li Xiao Dong tem visto muita confusão, por causa da nova regra do saque.
“Nós temos utilizado a nova regra há alguns meses na Liga chinesa, e ocorrem diferentes interpretações de jogo para jogo e de árbitro para árbitro. Nós teremos de esperar e ver – mas com certeza alguns jogadores irão sofrer mais do que outros”, disse Li.
Krisztina Toth (Hungria) pensa que o saque tem sido e continuará sendo mais importante nos jogos entre os homens, do que nos jogos entre mulheres.
“Os homens têm mais força para colocar no saque e eu penso que a mudança será muito mais sentida por eles”.
Esta opinião poderá ser confirmada já essa semana no Aberto da Coréia – etapa do ITTF Pro Tour. No ano passado, o Aberto da Coréia foi a primeira etapa do Pro Tour a ser jogada com o sistema de 11 pontos no set. Este ano, ela será a primeira a utilizar a nova regra do saque.