ABERTO DE JUNIORES DO EGITO – GUSTAVO TSUBOI VENCE FINAL BRASILEIRA

Mais um título para Gustavo
Demonstrando está em ótima fase, Gustavo Tsuboi derrotou Cazuo Matsumoto na grande decisão. Esta foi a única medalha de ouro conquistada pelo Brasil no evento inaugural do Circuito Mundial Junior. Infelizmente, nas outras 3 finais onde estávamos presentes ficamos com o vice-campeonato.

Esta foi a 3ª vitória consecutiva de Gustavo sobre Cazuo. As outras duas foram na seletiva para o Latino-americano. Hoje Gustavo venceu por 4×2, com parciais de 11-05, 05-11, 11-04, 11-06, 08-11 e 11-06. Assim, Tsuboi conquista seu segundo título individual do Circuito Mundial Junior. Em setembro de 2002 ele derrotou o também brasileiro Bruno Anjos na final da Aberto do Peru.

Lamentavelmente esta foi a única, porém importantíssima, medalha de ouro conquistada pelo Brasil no Cairo. O fato dos dois brasileiros disputarem a final individual do Aberto Egípcio com certeza influenciou em seus desempenhos nas finais de duplas. Além do título individual, e uma bela premiação, também estava em jogo uma das vagas na Grande Final do Circuito Mundial Junior 2003.

Cazuo, 4 medalhas de prata.

Antes da final individual nossos atletas participaram da final de duplas, e foram derrotados pelos canadenses Csaba Bence e Faazil Kassam por 3×0, com parciais de 11-06, 11-09 e 11-09. Estes mesmos canadenses já haviam nos derrotado na final por equipes. Cazuo, formando parceria com a tcheca Martina Smistikova, ainda participou da final de duplas mistas, porém não lograram êxito, sendo derrotados por Sbastian Hedlund (Suécia) e Iveta Vacenovska (República Tcheca). O placar final do jogo foi de 3×2. Esta foi a 4ª medalha de prata conquistada por Cazuo no Aberto do Egito. Nosso outro vice-campeonato foi no evento por equipes, onde mais uma vez os canadenses atrapalharam nossos planos.

Além do título, Tsuboi também garantiu sua presença na Grande Final do Circuito Mundial Junior de 2003. Neste mesmo avento em 2002 Gustavo chegou às semifinais.

O título deve melhorar bastante a classificação de Tsuboi no Ranking Mundial Junior, onde atualmente ocupa a 25ª posição.

O título individual feminino ficou com a tcheca Martina Smistikova, parceira de Cazuo em duplas. Na final ela derrotou a francesa Nathalie Cahoreau por 4×2. Nas duplas femininas as canadenses Sara Yuen e Wennin Chiu formaram a parceria vitoriosa.

O próximo desafio de nossos jovens atletas será o Aberto de Juniores da Suécia, que será disputado entre os dias 20 e 21 de fevereiro na cidade de Orebro. Antes disso, de 13 a 19 de fevereiro, Gustavo e Cazuo participarão de um Training Camp da ITTF na cidade sueca de Koping. Do treinamento também participarão atletas de 9 paises (Chile, Japão, Canadá, Suécia, Jordânia, Estados Unidos, Portugal, Noruega e Austrália). O treinamento será lecionado pelo sueco Soren Ahlen, técnico do Koping Training Center, que será assistido por Linus Mernsten, técnico da seleção sueca Junior.

Toda esta preparação visa ao Campeonato Mundial de Juniores que será realizado no Chile no final do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *