CAMPEONATO EUROPEU 2003 – SAMSONOV CONQUISTA BI-CAMPEONATO

Badescu: 15 anos depois ela não deixa escapar a oportunidade

Terminou hoje em Courmayeur a 24ª edição do Campeonato Europeu, uma competição completamente atípica, com inúmeras surpresas. Há muito tempo não víamos uma atuação tão perfeita do bielo-russo Vladimir Samsonov. Perdendo apenas 2 sets ele conquistou seu bicampeonato. O título feminino foi conquistado pela romena Otilia Badescu.

O título feminino foi conquistado pela romena Otilia Badescu, nº 43 do Ranking Mundial. Aos 32 anos de idade ela conquista o título mais importante de sua carreira. Vale destacar a longevidade dessa romena, que no distante ano de 1988, ou seja, aos 17 anos de idade, era derrotada pela italiana Fliura Abbate-Bulatova na final dessa mesma competição. Quis destino que 15 anos depois ela voltasse novamente a final do Campeonato Europeu, e mais uma vez diante de uma italiana. Wenling Tan Monfardini, uma chinesa (Hong Kong) naturalizada italiana, nº 159 do Ranking, contava com o todo o apoio da torcida local, e seus recentes resultados a elevavam à condição de favorita, porém este ano Badescu não desperdiçou mais uma chance.

Wenling Tan Monfardini, uma grande revelação

Quem pôde acompanhar viu que o jogo foi intensamente disputado e equilibrado desde o seu início. A campeã foi conhecida apenas no 7º e decisivo set. O momento mais tenso da partida foi quando Tan Monfardini perdia por 08-10 no 7º set e conseguiu se recuperar, empatando em 10-10. Neste momento a italiana pareceu ter perdido a concentração, errando 2 bolas relativamente fáceis entregou o título a Badescu. Parciais finais: 08-11, 11-06, 11-06, 07-11, 07-11, 11-06 e 12-10.

A campanha de Samsonov nos remete ao seu primeiro título europeu conquistado no ano de 1998 na Holanda. Naquela oportunidade o bielo-russo conquistou o título perdendo apenas um set em toda a competição individual, algo bem semelhante a edição de 2003, onde conquistou o título tendo perdido apenas 2 sets.

Na semifinal Samsonov derrotou o alemão Timo Boll, atual líder do Ranking Mundial. A vitória do bielo-russo foi tão arrasadora quanto a do jogo da final por equipes. Samsonov voltou a vencer por 4×0, sem dar chances ao seu adversário, até então o atual campeão europeu. As parciais finais foram: 11-05, 11-08, 11-03 e 11-08.

Na outra semifinal, um surpreendente encontro entre os alemães Torben Wosik, 31º do Ranking Mundial e Jörg Rosskopf, nº 26. O jogo foi vencido por Wosik, que marcou 4×2. Vale salientar que para chegar à final Torben Wosik eliminou o croata Zoran Primorac e o francês Jean-Philippe Gatien.

Bi-campeonato de Vladimir Samsonov

Samsonov venceu a grande final mais uma vez de forma maiúscula. Apesar dos 4×0, em vários momentos o alemão se impôs perante Samsonov, tendo boas chances, principalmente, nos 2º e 3º sets. Parciais finais: 11-07, 12-10, 12-10 e 11-03.

Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Samsonov nesta competição. A primeira veio do título por equipes, conquistado com uma vitória sobre os favoritos alemães. A medalha de ouro na competição individual também garantiu ao seu país a primeira colocação no quadro geral de medalhas.

Poderíamos dizer que a cidade de Courmayeur traz muita sorte para Samsonov. Neste mesmo local ele conquistou o título da Copa do Mundo no ano de 2001, naquela oportunidade derrotando o quase imbatível Wang Liqin.

Chtchetinine e Weixing, defensivos em alta.

A título masculino de duplas foi conquistado pelos defensivos (katos) Evgueni Chtchetinine (Bielo-rússia) e Chen Weixing (chinês naturalizado austríaco). Na final eles derrotaram os russos D. Mazunov e Alexei Smirnov. Placar final: 4×0 (11-08, 11-06, 11-04 e 11-03).

O título feminino ficou com Tamara Boros (Croácia) e Mihaela Steff (Romênia). Favoritas na competição individual e precocemente eliminadas, o título em duplas serviu como um bom consolo. As vice-campeãs foram as húngaras Krisztina Toth e Csilla Batorfi. Placar final: 4×2 (07-11, 12-10, 11-09, 11-09, 05-11 e 16-14).

Nas duplas mistas Werner Schlager (Áustria) e Krisztina Toth venceram Chen Weixing e V. Pavlovich por 4×2 (12-14, 13-11, 11-06, 11-08 e 11-05).

Boros e Steff, título de consolação.

No total a Bielo-rússia conquistou 3 medalhas de ouro e 1 de prata, todavia para contagem no quadro de medalhas contam-se como meio (0,5) as medalhas conquistadas nas duplas, porque Evgueni Chtchetinine e V. Pavlovich conquistaram seus títulos formando parceria com um “não-bielorruso”, em ambos os casos com o austríaco Chen Weixing.

Vários vídeos da competição podem ser encontrados no endereço: http://www.tteuro2003.net/abs/video.asp?lan=eng. A organização do Campeonato Europeu deu um verdadeiro show de divulgação da competição, inclusive com transmissões ao e gratuitas dos jogos através da Internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *