Lamentavelmente o brasileiro foi derrotado pelo chinês naturalizado argentino Liu Song na final do Latino-americano. O jogo foi equilibradíssimo, e o campeão foi conhecido apenas no 7º e último set.
Thiago garantira sua vaga na final ao derrotar o também brasileiro Gustavo Tsuboi, enquanto Liu Song eliminara Hugo Hoyama.Thiago e Liu Song já haviam se enfrentado na terceira fase dessa mesma competição. Naquela oportunidade o brasileiro levou a melhor, vencendo por 4×3. Infelizmente o mesmo placar não se repetiu na grande final.
O equilíbrio foi a tônica do jogo. Em praticamente todos os sets a diferença sempre permaneceu muito estreita. No final Liu Song levou a melhor, marcando 4×3. As parciais finais do jogo foram: 13-15, 11-07, 09-11, 11-09, 11-09, 05-11 e 11-09.
Este é o segundo título latino-americano conquistado pelo argentino. O primeiro foi em 1998 no México. Por sua vez esta foi a melhor participação de Thiago Monteiro na competição. Sua melhor colocação anteriormente tinha sido alcançar as quartas-de-final da edição de 2002.
A boa notícia fica por conta da classificação da seleção brasileira masculina para os Jogos Pan-americanos. Thiago Monteiro, Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi e Bruno Anjos já estão com os passaportes carimbados para Santo Domingo. A equipe feminina tentará garantir sua presença na seletiva sul-americana, que distribui 5 vagas para a América do Sul.