Liu Song anuncia aposentadoria da seleção argentina

Um dos maiores mesatenistas latino americanos anunciou sua aposentadoria da seleção Argentina. O chinês naturalizado argentino Liu Song, de 42 anos, anunciou que, após 18 anos, não vestirá mais a camisa da equipe Albiceleste.

Liu Song foi o mesatenista argentino de maior sucesso da história. O atleta conquistou cinco medalhas de ouro individuais no Campeonato Latino-Americanos: Cidade do México (1998), El Salvador (2003), Medellín (2006), Guarulhos (2007) e Cancun (2010).

O argentino também teve uma passagem de sucesso nos Jogos Pan-americanos. Liu Song ganhou oito medalhas no total, sendo quatro no evento individual. Em Winnipeg 99 e Rio de Janeiro 2007, teve de se contentar com a medalha de prata. Em Santo Domingo 2003, ganhou a medalha de bronze, mas teve a sua vingança em Guadalajara 2011, quando levou a medalha de ouro depois de bater Marcos Madrid na final.

Liu Song também competiu nos Jogos Sul-Americanos e conquistou grandes vitórias para a Argentina. Em Buenos Aires 2006 ele ganhou o ouro em simples, prata em duplas e bronze por equipes. Nos Jogos seguintes realizados em Medellín, ficou com a medalha de ouro em duplas, prata em equipes e bronze no individual. Em Santiago de 2014 Liu Song ajudou a Argentina a bater a favorita equipe brasileira na final da competição. Ele também ganhou o bronze em duplas.

Sobre Liu Song:

Nascido na região de Guangxi, na China, começou a praticar tênis de mesa aos nove anos. Ele foi educado em uma escola especial para os atletas. Entre 1990 e 1994 ele fez parte da equipe nacional chinesa. Em 1991 venceu o Campeonato Nacional Juvenil individual.

Em 1990 sua família se mudou para a Argentina, estabelecendo-se no bairro Floresta, em Buenos Aires, onde abriram uma lavandaria. Cinco anos depois, Liu Song seguiu os passos de sua família e também foi para Argentina, onde começou a treinar no CeNARD (Centro Nacional de Alto Rendimento Desportivo). Seu primeiro sucesso defendendo a Argentina foi no Aberto do Brasil de 1995, onde conquistou o vice-campeonato, perdendo na final para Chiang Peng-Lung. Em 1996 foi semifinalista no Aberto dos Estados Unidos.

A partir de 1997 começou a alternar sua residência entre Argentina e Europa para jogar profissionalmente. Na temporada 1997/98 venceu a segunda divisão na Alemanha; em seguida jogou na Croácia, onde conquistou a primeira divisão em 1999 e 2001. Em seguida foi para Bordeaux, França, onde vive. Na França defendeu até 2013 o SAG Cestas. Atualmente joga no Agen SUA da N1, a terceira divisão francesa.

Fonte: ULTM e Wikipedia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *