Foi com muito bom humor que o diretor do Schwalbe Bergneustadt reagiu ao excelente momento vivido por sua equipe, em grande parte graças ao excepcional desempenho do brasileiro Gustavo Tsuboi nos dois últimos jogos. Há três rodadas o mesmo diretor fazia contas contra o rebaixamento. Agora, Heinz Duda respira mais aliviado.
Quando foi entrevistado pela TTBL há um mês, Heinz Duda não conseguia esconder a preocupação pelo difícil momento vivido pelo Bergneustadt. A equipe perdera os cinco jogos disputados e contavam com um Gustavo Tsuboi jogando abaixo do esperado. Na entrevista Duda parecia já contar com derrotas diante do Werder Bremen, então terceiro colocado; e Fulda-Maberzell, atual vice-campeão da Bundesliga, e considerava uma possível recuperação apenas contra o Hagen:
“Enfrentaremos jogos difíceis contra Bremen, Fulda, Hagen e Dusseldorf. Especialmente contra o Hagen temos que fazer algo. Mas agora não temos que colocar mais pressão (sobre os jogadores), o que aumenta a incerteza ainda mais. Os jogadores sabem exatamente o quão séria é a situação. Os jogadores precisam ser incentivados, principalmente Benedikt Duda e Gustavo Tsuboi. Precisamos trazer à tona um deles”.
E, graças ao excelente desempenho de Gustavo Tsuboi, que venceu seus quatro últimos jogos, a recuperação veio antes do previsto.
Ontem o site da Tischtennis Bundesliga conversou novamente com Heinz Duda e o clima não poderia ser melhor:
TTBL: Sr. Duda, quatro semanas atrás sua equipe estava no final da tabela. O que aconteceu nas últimas semanas com o Bergneustadt, que deu um salto para fora da zona de rebaixamento?
Heinz Duda: Queremos jogar Champions League agora (risos). Não, brincadeiras à parte, aconteceu o que esperávamos antes da temporada, que Gustavo Tsuboi fizesse toda a diferença. Contra o Bremen e Fulda ele venceu todos os jogos e jogou muito bem.
O diretor ainda comentou a adaptação do brasileiro ao país:
“Gustavo parece ter se aclimatado. A transição do Brasil para a Alemanha não é fácil para ele em primeiro lugar. Ele teve dificuldades. O clima daqui é muito diferente do Brasil. E depois ainda havia a pressão da equipe precisar urgentemente vencer. Mas agora ele ganhou estabilidade. Nós estávamos esperando que ele pudesse repetir seu desempenho diante do Bremen contra o Fulda. E, de fato, no sábado ele superou a si mesmo. Temos que agradecer que ele tenha encontrado a si mesmo e agora possa joga tão bem.
Classificação após a sétima rodada:
Vídeos de Gustavo Tsuboi no jogo contra o Fulda