Jogos Olímpicos da Juventude: Hugo Calderano conquista bronze inédito para Brasil (vídeo)

Fonte: COB com adaptações

O  carioca Hugo Calderano alcançou um feito inédito para o tênis de mesa do Brasil nesta quarta-feira, dia 20. O jovem de 18 anos conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, China, e se tornou o primeiro mesatenista do país a conquistar uma medalha na competição. A terceira colocação veio após vitória sobre Yang Heng-Wei por 4 sets a 2 (11-9; 11-8; 11-9; 9-11; 9-11 e 12-10). O ouro ficou com o chinês Zhendong Fan e a prata com o japonês Yuto Miramatsu. Esta é a quarta medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude. Agora, Brasil tem dois ouros, uma prata e um bronze.

“Estava me preparando para isso há muito tempo. Desde que eu soube que eu poderia jogar aqui em Nanquim coloquei na minha cabeça que o meu objetivo era conquistar uma medalha. Durante os últimos três anos eu venho treinando muito para melhorar e quando foi chegando perto eu vi que tinha realmente chance”, resumiu Hugo, que logo após Nanquim passará a treinar na Alemanha, onde defenderá um clube local. 

Jogando em um dos países mais apaixonados pelo tênis de mesa, além de derrotar o atleta de Taipei, Hugo teve que jogar contra um estádio cheio torcendo pelo seu adversário. Nada que abalasse o jovem de personalidade tranquila. “Os asiáticos são bem frios, mas eu também tenho um foco e uma concentração muito boa. Então, eu consigo competir com eles neste aspecto. Geralmente, a torcida contra não me afeta muito. Tentei me concentrar só na partida mesmo e não pensar na torcida”, comentou Hugo.

Único sul-americano no meio dos três semifinalistas asiáticos, Hugo já está acostumado a se sentir um intruso no meio deles e sente-se orgulhoso por estar levando a modalidade a patamares nunca antes alcançados no Brasil. “É uma sensação muito boa vir de um país que não tem muita tradição no tênis de mesa  e conseguir estar no meio deles e ganhar deles também. Meu objetivo é conseguir ganhar deles”, confessou Hugo. Os próximos objetivos do jovem talento são ser top 20 do ranking mundial adulto e disputar os Jogos Olímpicos de 2016. 

Hugo Calderano começou sua caminhada rumo ao pódio com três vitórias na fase de grupos. Na chave C, o brasileiro derrotou na estreia o argentino Fermin Tenti por 3 sets a 1 (10-12, 12-10, 14-12 e 11-6). Na sequência ele bateu o sueco Elias Ranefur também por 3 sets a 1 (11-4, 11-7, 11-13 e 11-6) e o australiano Dominic Huang por 3 a 0 (14-12, 11-4 e 11-4).

Nas oitavas de final, Hugo fez um jogo muito equilibrado com o tailandês Padasak Tanviriyavechakul, vencendo por 4 sets a 3 (11-8, 6-11, 11-3, 13-11, 10-12, 9-11 e 12-10) após pouco mais de uma hora de partida.

Já nas quartas de final, outro jogo duro decidido após sete sets. Desta vez o mesatenista brasileiro suou a camisa para passar pelo polonês Patryk Zatowka por 4 a 3 (13-11, 7-11, 11-4, 4-11, 11-4, 10-12 e 11-6).

Na disputa por uma vaga na final, porém, Hugo acabou derrotado pelo japonês Yuto Muramatsu por 4 sets a 1, parciais de 11-1, 11-4, 10-12, 11-6 e 11-8.

A disputa do bronze começou de forma aparentemente tranquila para Hugo. O brasileiro fechou os três primeiros sets de forma convincente. Porém, Heng-Wei Yang não desanimou e fechou os dois sets seguintes. No sexto, o jogo ficou equilibrado até os últimos pontos, quando Calderano conseguiu abrir uma pequena vantagem e garantir medalha de bronze para o Brasil.

O brasileiro ainda terá mais uma chance de medalhas na competição por equipes mistas, que começa já nesta quarta-feira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *