Assunção, capital paraguaia, recebeu a 4ª edição da Copa Latino Americana de Tênis de Mesa, evento classificatório para Copa do Mundo. E o Brasil confirmou sua condição de favorito levando os títulos masculino e feminino.
A decisão feminina foi monopolizada pelo Brasil. De virada, Caroline Kumahara venceu Lígia Silva por 4×2, com parciais de 8-11, 8-11, 11-9, 11-8, 11-6 e 13-11.
“Foi um grande esforço para chegar à final. Contra Ligia também foi um jogo muito difícil. Ela tem muita experiência. Estou muito feliz por vencer”, disse Carol.
No masculino o Brasil levou seus três jogadores às semifinais. No primeiro jogo Gustavo Tsuboi, nº 38 do mundo, foi surpreendido pelo mexicano Marcos Madrid, nº 177 do ranking, que venceu por 4×1 (8-11, 11-4, 11-8, 11-4, 11-7). Na outra semi enfrentaram-se Cazuo Matsumoto e Vitor Ishiy, com vitória de Cazuo também por 4×1 (9-11, 11-5, 12-10, 14-12, 11-9).
Na grande final Cazuo, atuando de forma bastante ofensiva, venceu de virada por 4×1, com parciais de 13-15, 11-7, 14-12, 11-7 e 11-9.
“Eu estava precisando muito disso. Estou voltando de uma lesão e na final eu não pensava apenas em ganhar, eu estava pensando sobre as táticas. Eu estava muito focado . Marcos jogou muito bem neste evento, de modo que isso me motivou a me esforçar ainda mais para vencê-lo e conquistar o título”, disse Cazuo em entrevista à ITTF.
Além da classificação para Copa do Mundo, os campeões levaram um prêmio de U$ 2.000 (aproximadamente R$ 4.600). Os vice-campeões embolsaram U$ 1.000.
Resultados completos da Copa Latino Americana 2014
Classificados para Copa do Mundo
Campeões da Copa Latino Americana, Cazuo e Caroline Kumahara conquistaram vaga para Copa do Mundo, que será disputada em outubro. O evento masculino será realizado em Dusseldorf, Alemanha. O evento feminino ainda não teve sede definida.
Cazuo disputará a Copa do Mundo pela segunda vez. Sua única participação foi em 2009, na Rússia.
“Estou muito feliz com a qualificação para a Copa do Mundo. Eu joguei o evento há cinco anos, em 2009, faz muito tempo. Na época foi muito difícil, mas agora é diferente. Eu acho que os jogadores brasileiros mostraram que podem competir com os melhores jogadores do mundo”, disse o brasileiro.
“No Campeonato Mundial em Tóquio eu senti que joguei muito bem, e, por isso, na Alemanha, estou muito confiante para vencer qualquer um, no entanto, eu sei que os jogadores chineses são muito fortes e não será fácil vencê-los”, concluiu Cazuo.
Caroline Kumahara também participará de sua segunda Copa do Mundo. Em 2012 a jovem brasileira participou da competição, mas foi derrotada na Copa Intercontinental, uma espécie de fase classificatória, e não conseguiu garantir presença na fase de Grupos da Copa do Mundo.
“A Copa do Mundo é um torneio muito forte, com muitos jogadores de alto nível, por isso vai ser um torneio muito difícil”, concluiu Caroline Kumahara. “Meu objetivo é jogar o meu melhor e fazer melhor do que eu fiz em 2012. Acho este ano vai ser melhor porque tenho mais experiência”, concluiu a brasileira.
Destaque brasileiro
Cazuo e Gustavo Tsuboi eram os principais nomes do Brasil em Assunção, mas Vitor Ishiy assumiu papel de protagonista. O jovem de apenas 18 anos de idade estava no grupo mais complicado da primeira fase, mas venceu os favoritos Liu Song e Marcelo Aguirre, classificando-se em primeiro lugar.
Nas quartas-de-final vitória tranquila sobre Gaston Alto da Argentina e na semifinal fez um jogo bastante equilibrado contra o campeão Cazuo Matsumoto. O grande desempenho em Assunção deve levar Vitor a figurar entre os 240 melhores do mundo no ranking de julho.
Vídeos
Final: Cazuo Matsumoto (BRA) x Marcos Madrid (MEX)
Semifinal: Gustavo Tsuboi (BRA) x Marcos Madrid (MEX)
Semifinal: Cazuo Matsumoto (BRA) x Vitor Ishiy (BRA)
Final: Caroline Kumahara (BRA) x Lígia Silva (BRA)
Cerimônia de Premiação