O presidente da Federação Internacional de Tênis de mesa Adham Sharara anunciou nesta terça-feira que deixará o cargo de presidente da entidade em setembro. O canadense será substituído pelo alemão Thomas Weikert, vice-presidente da ITTF e Presidente da Federação Alemã de Tênis de Mesa.
Mas o egípcio naturalizado canadense não afastará sua influência do tênis de mesa. Ele continuará na ITTF como Chairman, uma espécie de chefe de um conselho de diretores ou conselheiros. O cargo de “Chairman da ITTF” foi criado ontem na Assembleia Geral Anual da entidade com aprovação de 80% dos delegados. Na eleição para primeiro Chairman o ainda presidente da ITTF recebeu 90% dos votos.
A posição de “Chairman da ITTF” é uma posição independente e não política, sem qualquer voto ou poder de decisão. O Chairman presidirá o ITTF AGM (Assembleia Geral Anual) em cada ano.
“Estou muito feliz com o resultado. Esta nova posição é muito bem adaptada para estava etapa da minha vida. Eu vou ter tempo para contribuir de forma eficiente com especial foco para o desenvolvimento da ITTF. O novo plano é mover tênis de mesa para top 5 de esportes do mundo”.
De acordo com o comunicado oficial entregue à impressa, a intenção de Sharara é ajudar outros países a se tornarem mais competitivos, tentando diminuir o completo domínio chinês da modalidade.
Sharara ocupa a presidência da ITTF desde 1999 e no seu mandato o tênis de mesa passou por muitas mudanças. As mais radicais foram os sets com 11 pontos, o aumento do tamanho da bola, banimento da cola rápida e agora a substituição das bolas de celuloide por bolas de plástico.