O nº 1 do Brasil no Ranking Mundial Gustavo Tsuboi disputará a temporada 2014/2015 da Bundesliga, a 1ª Divisão da Alemanha e liga nacional mais forte da Europa. O brasileiro acertou sua transferência para o TTC Schwalbe Bergneustadt, que acaba de subir para 1ª Divisão.
O diretor executivo do TTC Schwalbe Andreas Grothe demonstrou está bastante satisfeito com a aposta: “Para um jogador deste nível o investimento não foi alto. Teremos um jogador altamente motivado que quer provar a si mesmo sua capacidade na Bundesliga”.
Tsuboi terá como companheiros de equipe o jovem Benedikt Duda e Steffen Mengel, campeão alemão de 2013 e grande sensação do Aberto da Alemanha de 2014.
Gustavo Tsuboi será o segundo brasileiro a jogar no valorizado Campeonato Alemão. Thiago Monteiro jogou a temporada 2007/2008 pelo TSV Schwalbe Tündern.
A transferência para o clube alemão foi facilitada pelo fato de Gustavo e outros três brasileiros estarem de mudança para Alemanha. Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy irão morar durante a temporada 2014/2015 em Ochsenhausen, um dos principais centros do tênis de mesa do país. Diante deste fato é provável que os demais brasileiros também fechem contrato com clubes da Europa para a temporada que se inicia no segundo semestre. Além da Alemanha, a França seria outro possível destino dos nossos compatriotas.
A maior atenção, claro, está voltada para o destino de Hugo Calderano. Sem dúvidas o brasileiro teria nível para jogar em algum clube da Bundesliga, porém o principal obstáculo para encontrar um clube na elite alemã ou francesa é a limitação de apenas um extra-comunitário (não pertencente a algum país da Comunidade Europeia) por equipe. Normalmente estas vagas são ocupadas por asiáticos.