Iniciado há 1 ano com a parceria entre o Ministério do Esporte, CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) e a Fran TT Training Center, o Projeto Paralímpico Andantes conta com a participação de para-mesatenistas selecionados para o Programa Paralímpiada Rio 2016.
O trabalho desenvolvido no Centro de Treinamento da Fran TT, em Piracicaba, conta com sede para treinamentos diários em dois períodos, acompanhamento de equipe multidisciplinar e alojamento com refeições para os atletas integrantes do projeto.
O Projeto Paralímpico de Tênis de Mesa que é coordenado por Francisco Camargo, o Fran, e está sob a supervisão técnica dos professores Paulo César Camargo e Edson Boro Rodrigues, alcançou a excelência e tornou-se referência mundial na modalidade. O reconhecimento mundial deve-se aos expressivos resultados alcançados em competições internacionais no decorrer da temporada 2013.
A equipe de alto rendimento da Seleção Brasileira Paralímpica Andantes é formada pelos para-mesatenistas Carlos Alberto Carbinatti, Paulo Sérgio Salmin Filho, Erick Keiji Higa, Israel Pereira Stroh e Jennyfer Marques Parinos. Desde o início de 2014, a equipe do Projeto Paralímpico da Fran TT conta também com o reforço do atleta Luiz Felipe Manara e da atleta Danielle Rauen, catarinense de 16 anos que é a mais nova integrante da equipe de Piracicaba.
Entre os títulos alcançados pelos atletas paralímpicos da Seleção Brasileira Andantes destacam-se a medalha de ouro por equipes da atleta Jennyfer Marques Parinos no Aberto Paralímpico realizado na cidade de Ostrava, na República Tcheca. A equipe brasileira trouxe ainda outras quatro medalhas de bronze com os atletas: Israel Pereira Stroh (equipes), Paulo Sérgio Salmin Filho (equipes), Carlos Alberto Carbinatti Júnior (equipes) e Erick Keiji Higa (individual).
No Open Paralímpico em Bayreuth, na Alemanha, a equipe paralímpica da Fran TT conquistou o vice-campeonato com Erick Higa na categoria classe 9 por equipes e a medalha de bronze com Paulo Salmim e Israel Stroh (classe 8 por equipes), Bruna Alexandre e Jennifer Parinus (classe 10 por equipes feminina).
No Campeonato Parapanamericano na Costa Rica, os para-mesatenistas do Projeto Paralímpico da Fran TT Training Center, conquistaram os títulos individuais com Jennyfer Marques Parinos (Classes 7 – 10), Israel Pereira Stroh (Classe 8) e Carlos Alberto Carbinatti Júnior (Classe 10).
Paulo Sérgio Salmin Filho trouxe a primeira medalha de ouro em sua nova classificação funcional (Classe 7) e Erick Keiji Higa terminou o torneio individual com o terceiro lugar (Classe 9).
No Torneio por Equipes, a equipe brasileira conquistou mais duas medalhas de ouro com Erick Keiji Higa (Classe 9) e Paulo Sérgio Salmin Filho (Classes 6-7) e duas medalhas de prata com Israel Pereira Stroh (Classe 8) e Carlos Alberto Carbinatti Júnior (Classe 10).
De acordo com a coordenadora do Centro de Treinamento da Fran TT Training Center, Francine Camargo Mendes, o trabalho com a Seleção Paralímpica é reconhecido em todo o mundo e tornou-se referência.
“A equipe brasileira é favorita em praticamente todas as competições em que participa. Acredito que a partir deste ano, o rendimento da equipe será ainda melhor, devido a chegada de novos equipamentos (mesas, aparadores, robô para lançamentos e piso especial) e a montagem da equipe multidisciplinar.” – disse Francine.