Zhang Yining (China) defendeu o seu título de Campeã da Copa do Mundo de 2001 em grande estilo na Copa do Mundo deste ano. Sua campanha foi impressionante, ela simplesmente não perdeu nenhum dos seus jogos.
Na final, ela manteve-se sempre a frente no placar, como em toda a competição. Sua adversária a também chinesa Li Nan estava realmente jogando muito bem ela tentou de tudo, mas não adiantou.
No 4º set, Zhang Yining teve quatro “match points” a partir do 10-6, mas Li Nan correu atrás e chegou ao 10-9, antes de Zhang decidir ir “para casa”. Ela levou o set e a partida com 11-9. As parciais do jogo foram 11-9, 11-8, 11-3, 11-9.
Na sua bolsa no caminho de volta a China, ela levará U$ 28.000 pelo seu triunfo. Li Nan teve que se contentar com U$ 14.000, pelo vice-campeonato.
Assistindo Zhang durante a Copa do Mundo seria muito difícil sugerir alguma coisa para melhorar o jogo dela mas é claro que seu técnico (como todo técnico) tem sugestões.
“Ela tem que melhorar fisicamente, ela simplesmente tem que se tornar mais forte e então nós poderemos melhorar seus saques”, disse o técnico chinês Li Xia Dong.
“É verdade, anteriormente, eu simplesmente não gostava de trabalhar com pesos, mas agora eu tenho feito esse trabalho, pois eu quero melhorar”, admite a Campeã da Copa do Mundo Zhang Yining isso significa que suas oponentes poderão ficar sem ver uma luz no final do túnel: Zhang Yining estará cada vez melhor na mesa.
Na disputa pelo 3º lugar da Copa, Tie Yana (Hong Kong) levou a melhor sobre a sua compatriota Lin Ling por 4 a 2 (11-8, 4-11, 11-6, 11-7, 2-11, 11-9), levando para casa uma premiação de U$ 9.000. Essa foi uma excelente conquista para uma atleta que apenas foi convidada para o torneio, porque a campeã africana havia desistido. Como esse resultado Tie Yana deverá dar um grande salto no ranking mundial, por causa de suas vitórias sobre Niu Jianfeng (China) e de sua compatriota Lin Ling.