Europeu de Jovens: Itália surpreende e vence França no Juvenil (vídeos)

O impossível aconteceu em Ostrava, República Tcheca. Poucos imaginavam que a França não confirmaria seu favoritismo. E impossível imaginar que a modesta Itália poderia surpreender os atuais pentacampões continentais. Mas foi isso que ocorreu. Itália, campeã europeia juvenil por equipes.

A França venceu todos os três jogos (Croácia Rússia e Bélgica) na fase de grupos, ficando em primeiro lugar no Grupo A. Enquanto isso a Itália foi a última colocada do Grupo B com duas derrotas (Eslováquia e Hungria) e uma vitória (Holanda). Mesmo assim os italianos tiveram chance de jogar a repescagem, onde penaram para superar a modesta Inglaterra por 3×2. Esta vitória garantiu classificação para o mata-mata (oitavas de final). Quem apostaria nesta equipe?

Nas oitavas a França venceu a Dinamarca por 3×0. Na mesma fase a Itália passou pela Croácia pelo mesmo placar, mas todos os jogos foram decididos na negra. Nas quartas de final os franceses tiveram um pouco mais de trabalho contra Portugal, derrotado por 3×1. Já a Itália classificou-se paras as semifinais com vitória dramática sobre a Suécia por 3×2. Os franceses garantiram presença na final vencendo a Alemanha por fáceis 3×0, enquanto os italianos superaram a Polônia por 3×2.

Com uma equipe formada por dois atletas profissionais (Enzo Angles e Alexandre Robinot) que já atuam na Pro-A, a 1ª divisão francesa, o time francês tinha amplo favoritismo para conquista do sexto título consecutivo, mas a Itália, embalada pela boa campanha na fase eliminatória e contando com um inspiradíssimo Leonardo Mutti e grande atuação de Alessandro Baciocchi, conseguiram o que parecia impossível e derrotaram os virtuais campeões por 3×1.

1 – Enzo Angles 2×3 Alessandro Baciocchi: 10-12, 11-7, 11-5, 9-11, 12-14
2 – Alexandre Robinot 1×3 Leonardo Mutti: 9-11, 11-9, 13-15, 6-11
3 – Alexandre Cassin 3×1 Maurizio Massarelli: 11-6, 15-13, 6-11, 12-10
4 – Enzo Angles 1×3 Leonardo Mutti: 7-11, 11-5, 6-11, 9-11

Na comemoração pelo título os italianos quase destruíram os separadores da área de jogo. Veja os melhores momentos da final:

 

 

 

 

Resultados completos da competição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *