MUNDIALITO 2002 – THIAGO MONTEIRO É CAMPEÃO DO SUB-21

SÃO PAULO – SP (LCS) – O brasileiro Thiago Monteiro é campeão da categoria Sub-21 Masculina do 14º Mundialito de Tênis de Mesa. Na final, que foi disputada na manhã deste sábado (13), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), Thiago Monteiro venceu o japonês Riyusuke Sakamoto por 3 a 2 e garantiu o título.

Para chegar à decisão, Thiago Monteiro, que folgou na primeira rodada, venceu Carlos Canales (Chile) por 3 a 0 nas oitavas-de-final. Nas quartas, o mesatenista passou pelo também brasileiro Bruno Anjos pelo mesmo placar. Na semifinal, disputada na manhã deste sábado, Thiago Monteiro venceu o japonês Seyia Kishikawa, por 3 sets a 1. “Foi um jogo muito tático. Os dois jogadores se estudaram muito e o Thiago foi mais rápido para marcar os pontos”, comentou o técnico do brasileiro, Marles Martins.

A decisão contra Sakamoto foi equilibrada. O brasileiro perdeu o primeiro set (7/11), mas se recuperou e venceu os dois seguintes (11/6 e 11/7). O quarto set, disputado ponto a ponto, teve nova vitória do asiático, dessa vez por 8/11. O set final foi totalmente dominado pelo brasileiro, que venceu pelo placar elástico de 11/3. “No intervalo, o técnico disse que o meu saque estava ficando previsível, por isso o Sakamoto estava levando vantagem. Mudei de tática e ele se perdeu, ficou nervoso e entregou a partida”, analisou Thiago.

“A vitória foi importante, porque o Sakamoto é um jogador que tem um histórico de bons resultados contras os brasileiros”, afirmou o técnico Marles Martins. A vitória de Thiago Monteiro também tem sabor de vingança, já que Sakamoto marcado dois pontos contra o Brasil no Aberto da Espanha, em maio deste ano. “O título é muito importante. É a primeira grande conquista internacional do Thiago, que havia sido vice no Aberto do Egito, em março deste ano. O Sub-21 é uma categoria importante, pois é uma maneira de incentivar o crescimento dos atletas mais novos. Uma boa sugestão é de criar um circuito Sub-21, assim como existe o circuito profissional, o Pro-Tour”, comentou o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Gaspar Pinto Azevedo.

Para Thiago, a vitória tem um gostinho de despedida. “O título na sub-21 era um dos meus objetivos neste ano, já que é o meu último na categoria. Além disso, senti que eu devia isso para a torcida brasileira, pelo apoio que recebo mesmo quando estou em campeonatos fora do Brasil. Há muito tempo eu não jogava em casa, essa partida foi uma emoção muito grande.”

FUTURO – Os torneios latino-americano, no fim de julho, e sul-americano, em agosto, são os próximos dos quais Thiago Monteiro deve participar. Em seguida, ele viaja para a China, onde fará um estágio em um dos centros de treinamento mais avançados do mundo.

Final
Reportagem: Mônica Nóbrega e Ricardo Zanei
Gratos
Photo&Grafia Comunicação / São Paulo (11) 5031-0053
[email protected] / www.photoegrafia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *