A Associação Cantumoris de Tênis de Mesa mais uma vez foi a estrutura escolhida pelo Governo do Estado do Amapá para realização das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos da modalidade de Tênis de Mesa. O evento foi realizado na manhã deste sábado, dia 20 de outubro, e contou com participação de 12 escolas, num total de 37 alunos/atletas.
No Feminino Aline Nascimento da Escola Meta, estreante na competição, superou por 3×1 a campeã de 2011, Andriele Mendes, da Escola Crianças Alegres do município vizinho de Santana. Aline, que treina na ACTM e participa dos núcleos de iniciação do Projeto Nacional de Sparrings, demonstrou uma evolução surpreendente, superando o nervosismo da estreia impondo seu jogo de muitos contra ataques.
“Nunca imaginei competir no tênis de mesa. Minha primeira experiência foi nos Jogos no Meio do Mundo onde nossa equipe conseguiu superar as meninas da Guiana Francesa. Foi o que me motivou a treinar com mais intensidade e estou muito feliz com esta conquista nas olimpíadas escolares. Agora é torcer pra minha mãe deixar eu viajar pra competir. Talvez este seja o maior desafio”, declarou sorridente a jovem talentosa Aline.
No masculino um ambiente de grande tensão tomou conta da competição. Os quatro melhores atletas do Estado se cruzaram nas semifinais. Jorge Brito do Colégio Santa Bartoloméa se recuperou de forma impressionante e virou sobre Djalma Júnior do Colégio SEAMA marcando 3×1 assegurando vaga na final. Na mesa ao lado Caio Silva do Centro de Ensino Pódio, campeão das Olimpíadas Escolares Nacionais de 2011 de 15 a 17 anos, superou Luan Morais, também do colégio SEAMA, por 3×0, confirmando as expectativas do confronto mais aguardado da grande final.
Nos dois primeiros sets Caio Silva mostrou extrema superioridade e fez 2×0, mas o melhor estava por vir. Jorge Brito iniciou uma reação fantástica e com sua vibração que já virou marca registrada no estado (shore nambaaaa), empatou a partida em 2×2. No set final prevaleceu a experiência e frieza de Caio Silva que não perde esta competição no estado desde a sua fase de 12 a 14 anos e coleciona uma história de sucesso no evento nacional com duas pratas em 2010 e um ouro no ano passado.
“Alcancei mais uma meta traçada para este ano que foi vencer a seletiva estadual. Agora é treinar forte numa preparação tanto pro Campeonato Brasileiro em Piracicaba quanto para Cuiabá/MT, onde tentarei manter meu título e ao lado de Jorge Brito temos grandes chances de subir ao pódio na competição por equipes”, comentou Caio Silva.
A cada ano as competições escolares da modalidade no Amapá aumentam o número de escolas e de alunos participantes e para 2013 com a introdução do Circuito Estudantil o objetivo, segundo o Coordenador de Projetos da FTMA, Alan Cardoso, é que mais de 100 alunos disputem todas as fases da competição, um salto de mais de 100% no tênis de mesa estudantil do meio do mundo.
RESULTADO FINAL:
MASCULINO
1º Caio Silva (C.E. Pódio)
2º Jorge Brito (Colégio Santa Bartoloméa Capitâneo)
3º Luan Morais e Djalma Júnior (Colégio Seama)
FEMININO
1º Aline Nascimento (Colégio Meta)
2º Andriele Mendes (E. Crianças Alegres)
3º Ivonete Oliveira (E.E. Maria Ivone de Menezes) e Ana Andrade (E.E. Gabriel de Almeida Café).