Tem início nesta quarta-feira em Herning, Dinamarca, o Campeonato Europeu de Tênis de Mesa. Quem pode impedir o terceiro título consecutivo do alemão Timo Boll?
O vice-campeonato na Copa do Mundo demonstrou que o alemão está num bom momento. Boll não tem mais a esmagadora superioridade das últimas edições, porém ainda estão muitos passos à frente de seus principais adversários.
Nas últimas cinco edições apenas um homem conseguiu impedir o título de Timo Boll, o dinamarquês Michael Maze, campeão em 2009, quando a competição foi realizada na Alemanha. Agora jogando em casa o feito pode se repetir?
Apesar das recentes boas atuações nas Olimpíadas e Copa do Mundo, Maze ainda não recuperou o mesmo nível de antes da lesão no joelho que o afastou das mesas por quase dois anos (2010 e 2012), mas está confiante que pode conseguir o título em Herning.
Em entrevista à ETTU, Maze declarou que o bom desempenho em Londres, quando chegou às quartas de final, deu-lhe bastante confiança: “em Londres, eu acho que provei a mim mesmo e aos meus adversários que eu estou de volta. Joguei muito bem contra Mizutani. Jun tem sido um dos jogadores mais consistentes nos últimos anos e, apesar de não ter tido um bom desempenho nas quartas de final contra Ovtcharov, ainda fiz um jogo muito equilibrado, perdido no sétimo game por 11-9. Fiz algumas decisões ruins no último game e perdi no final”.
Sobre o jogo contra Ovtcharov, Maze não esconde que aquele jogo ainda não saiu de sua mente. “Aquela derrota ainda dói, mas ela me mostrou que eu ainda posso ter um bom desempenho contra os melhores jogadores, mesmo quando eu não jogo o meu melhor. Isso é muito importante para ter na minha mente”, concluiu o campeão europeu individual de 2009 e por equipes, jogando em casa, em 2005.
Medalhista de bronze em Londres, o também alemão Dimitrij Ovtcharov vai em busca de seu primeiro título continental. O atual nº 10 do mundo não tem um bom histórico na competição. Seu melhor resultado foi em 2007, quando chegou às semifinais em sua primeira participação ainda com 19 anos de idade. Contra ele também pesa o fato de não ter boas atuações contra seu compatriota Timo Boll.
Mas quem voltou a jogar em altíssimo nível foi o bielorrusso Vladimir Samsonov. Dono de três títulos (1998, 2003 e 2005), o atual nº 12 vem com status de favorito após belíssima campanha na Copa do Mundo, onde ficou em terceiro lugar batendo o nº 3 do mundo Xu Xin.
O alemão Patrick Baum, vice-campeão das duas últimas edições, não pode ser desconsiderado, mas o mau momento não o coloca entre os principais favoritos.
Adrian Crisan (ROU), Adrien Mattenet (FRA), Marcos Freitas (POR), Bojan Tokic (SLO) e Christian Suss (GER) também devem estar presentes nas fases finais da competição e não será nenhuma grande surpresa se deste grupo sair um semifinalista ou finalista.
Evento por equipes
Este ano não haverá o Campeonato Europeu por Equipes, que passa a ser jogado apenas nos anos ímpares. Nos anos pares será realizada a European Qualification League, que definirá as 12 equipes classificadas para a Championships Division, a 1ª Divisão do Campeonato Europeu a ser disputado no ano seguinte. Os demais países jogarão a Challenge Division e a Standard Division, equivalente à segunda e terceira divisões.
Para acompanhar:
Site oficial: www.ec-tabletennis2012.eu
ETTU: www.ettu.org
Jogos ao vivo: http://ettu.laola1.tv
Resultados: www.tournamentsoftware.com
Facebook: www.facebook.com/ec2012tabletennis
No celular:
Android: Download na Google Play do aplicativo oficial (busca por “ettc 2012”)
Apple: Download na iTune Store do aplicativo oficial (busca por “ettc 2012”)