Reflex Sports disponibiliza seu (maravilhoso) acervo gratuitamente

 

A empresa americana Reflex Sports, que detêm os direitos da venda de DVDs (antigamente de fitas VHS) de dezenas de competições de tênis de mesa passou a disponibilizar o seu catálogo gratuitamente através da internet.

A Reflex Sports comprou desde 1987 o direito para comercialização dos vídeos de várias competições e este foi um negócio lucrativo enquanto o acesso aos jogos era difícil. Até o início dos anos 2000, quem não fosse de algum país onde os jogos mesa eram transmitidos pela TV, não tinha muitas opões para assistir a jogos de tênis de mesa. Era comum esperar anos para poder ver como foram os jogos de um Mundial ou Olimpíada. Isso começou a mudar em 2003, quando sites chineses começaram a compartilhar pela internet os vídeos do Campeonato Mundial daquele ano e continuam publicando vídeos de todos os eventos. Desde então assistir aos jogos de tênis de mesa tornou-se mais fácil (rápido e barato).

 

Com o avanço dos serviços de banda larga, a mudança mais radical veio diretamente da ITTF que em 2007 lançou itTV, serviço de transmissão ao vivo de suas competições (Circuito Mundial, Campeonatos Mundiais, Copas do Mundo, Circuito Júnior, entre outros eventos). Com a transmissão ao vivo das competições, pouca gente se dispunha a comprar DVDs destas competições.

 

Com a queda brutal das vendas de DVDs, a Reflex Sports decidiu atacar quem compartilhava os vídeos sobre os quais tinha direito de venda. A empresa chegou a ameaçar quem postava links em fóruns e no ano passado conseguiu apagar do YouTube dezenas de vídeos do Mundial de 2011, evento que tinha comprado os direitos. Alguns canais do YouTube chegaram a ser excluídos do serviço por conta das solicitações da Reflex Sports.

 

No ano passado a empresa lançou um serviço pago no site www.tabletennisvideocentral.com onde o usuário pagaria uma assinatura anual e poderia assistir online todos os vídeos da empresa. Pelo visto o serviço não foi bem sucedido.

 

Agora a Reflex Sports abre mão das assinaturas e passa disponibilizar seu grande acervo gratuitamente através do www.tabletennisvideocentral.com, sustentando-se com a publicidade exibida no site. O mais curioso é que os canais do YouTube, antes perseguidos, aparecem como parceiros do site (menu User Vídeos) e estão ajudando na divulgação.

 

Além de jogos fantásticos das décadas de 80 e 90, também estão disponíveis competições recentes como os Mundiais de 2011 e 2010. Tudo gratuito e com boa qualidade. Prepara-se para “perder” algumas horas navegando por esta maravilhosa galeria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *