WANG LIQIN, A VOLTA POR CIMA

Atenas 2004: momento decisivo da carreira de Wang Liqin

Wang Liqin voltou a ser aquele mesmo atleta de 2000/2001, quando liderou o ranking por um muito tempo. Assim como na atualidade, ele também liderava o ranking em agosto de 2000, período em que foram realizados os Jogos Olímpicos de Sydney, mas, por incrível e estranho que isso possa parecer, Wang Liqin não pôde disputar a competição individual naquela Olimpíada. Explicação: cada país só podia (assim como hoje) classificar, no máximo, 3 atletas para a competição individual e seus compatriotas Liu Guoliang e Kong Linghui já estavam com vagas garantidas, de acordo com o critério do ranking mundial. Sobrava apenas uma vaga na competição individual, mas, em circunstâncias meio “obscuras”, Wang Liqin não foi selecionado para o Pré-olímpico Asiático de 2000. Seu compatriota Liu Guozheng foi quem ficou com a vaga.

Para Atenas, Wang Liqin chega como o maior favorito ao título individual. Depois de maus resultados nos últimos anos, desde 2003 ele voltou a ter excelentes atuações no Circuito Mundial e vem em franca ascensão, tanto que voltou a ocupar a primeira posição do Ranking Mundial. Campeão Mundial individual em 2001, agora ele tem a chance de conquistar o maior título de sua carreira e entrar de vez para a história do Tênis de Mesa mundial.

O ritmo de renovação da equipe nacional chinesa é tão frenético que é bom Wang Liqin aproveitar muito bem sua chance. Ela pode ser a única. Aos 26 anos de idade Wang já é considerado um veterano para os padrões chineses, ou seja, dificilmente estará presente nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008). Um exemplo dessa incrível renovação pode ser visto em Atenas: são 3 estreantes olímpicos: Wang Liqin, Ma Lin e Wang Hao, nºs 1, 2 e 4 do ranking mundial.

Em Sydney 2000 o “consolo” de Wang Liqin foi poder ter disputado e conquistado a medalha de ouro na competição de duplas ao lado de Yan Sen. Porém, os atuais bicampeões mundiais e atuais campões olímpicos, não disputarão a prova de duplas dos Jogos Olímpicos de 2004. Numa decisão extremamente polêmica o técnico chinês Cai Zhenhua os substitui por Kong Linghui e Wang Hao.

A competição de Tênis de Mesa dos Jogos Olímpicos será realizada no Galatsi Olympic Hall a partir do dia 14 de agosto. Para outras informações sobre a competição, consulte o nosso especial Atenas 2004 no endereço: http://atenas2004.temp.mesatenista.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *