Liu Song finalmente conquista Jogos Pan-Americanos (matéria atualizada com fotos e entrevista em vídeo)

Prata em Winnipeg-1999 e Rio de Janeiro-2007, hoje finalmente foi o dia do chinês-argentino Liu Song. O veterano de 39 anos de idade conquistou seu mais importante título ao bater na decisão dos Jogos de Guadalajara o surpreendente mexicano Marcos Madrid.

Na primeira semifinal Liu Song bateu o equatoriano Alberto Mino por 4×1, com parciais de 11-9, 11-7, 10-12, 11-7 e 11-3. Na parte de baixo da tabela o mexicano, grande sensação do campeonato, batia o atual bicampeão Panamericano Lin Ju da República Dominicana por emocionantes 4×3 (8-11, 11-9, 4-11, 11-9, 11-4, 6-11, 11-6) e se classificava para a final.

Além de enfrentar Madrid, em grande momento, Liu teve que suportar a pressão da barulhenta torcida mexicana.

Madrid já havia derrotado Liu Song na competição por equipes, mas a experiência do argentino foi fundamental na decisão individual. Liu tomou as rédeas da partida e comando todo o jogo e acabou vencendo por 4×1, com parciais de 11-8, 11-6, 5-11, 11-7 e 11-9.

“Antes de entrar para a final, com muitos torcedores a favor de Marcos, comecei a pensar que eu deveria deixar a pressão passar para ele e imaginei que o apoio da torcida era para mim”, disse o mesatenista argentino.

“Esta final foi um dos maiores jogos da minha vida, porque se não fosse campeão hoje, provavelmente não seria mais nunca. Eu sabia que eu era o favorito, porque eu estou acima de todos no ranking. Mas eu também sabia que eu estava esperando por essa medalha de ouro há 11 anos, quando comecei a representar a Argentina”

Marcos Madrid lamentou a derrota:

“Eu acho que o ouro que escapou. Dói porque desde o começo eu tinha a ilusão de ganhar, mas estou muito feliz porque eu fiz um torneio muito bom. Eu aprendi muito com essa derrota”.

Além da medalha de ouro, a conquista também valeu ao argentino o passaporte direto para as Olimpíadas de 2012.

Liu Song não conseguiu esconder a emoção pela conquista. Sem exageros ele comemorou como um legítimo argentino.

Pódio Masculino:
Ouro: Liu Song (Argentina)
Prata: Marcos Madrid (México)
Bronze: Lin Ju (República Dominicana) e Alberto Mino (Equador).

 

Liu Song cala “Bombonera mexicana” e celebra ouro para Argentina

 

Entrevista coletiva

{gallery}2011/Pan/Final_Masculina{/gallery}

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *