- Fonte: Terra
Por: Emanuel Colombari -Direto de Guadalajara
De um lado, Hugo Hoyama, 42 anos, seis participações em Jogos Pan-Americanos e nove medalhas douradas. Do outro, Thiago Pereira, 25 anos, duas vezes no Pan e seis ouros conquistados. No “ringue” do Pan de Guadalajara, Thiago disputará oito provas e poderá deixar o México com nada menos que 14 medalhas de ouro no currículo. Mas se conseguir pelo menos metade já supera Hoyama como o maior ganhador de ouros na história do Brasil na competição.
Mas você pensa que a concorrência assusta o veterano mesatenista brasileiro? Em seu sétimo Pan, o atleta de São Bernardo do Campo (SP) assegura inclusive estar na torcida pelo “rival” das piscinas.
“Eu espero que ele ganhe. Acho que ele vai competir por oito medalhas. Se ele ganhar oito e eu ganhar duas (individual e por equipes), quem vai ganhar é o Brasil. Se ele ganhar, todo mérito é dele, porque não é todo atleta que tem oportunidade de disputar as oito e ganhar as oito”, diz Hoyama. “Mas eu vou fazer a minha parte, não vou deixar barato”, completa.
Homem a ser batido no topo da lista de medalhas, Hugo Hoyama já foi o “caçador” em 2007. No Pan do Rio, ele tinha a possibilidade de superar as oito medalhas de ouro conquistadas por Gustavo Borges. Tinha as mesmas oito, foi campeão por equipes e superou o nadador.
“Hoje, lógico que eu tenho o recorde. Claro que é importante para um atleta, mas é uma disputa saudável, como foi com o Gustavo Borges em 2007, é como com o Thiago Pereira agora também”, disse Hoyama, que promete até torcer por Pereira.
“Vou acompanhar quando tiver descanso, torcer pelo Brasil e não só pelo Thiago. Porque é isso que o atleta tem que fazer: defender sua modalidade, mas também seus companheiros do Brasil. Espero boa sorte ao Thiago, para que ele possa conquistar medalhas e que o Brasil possa sair ganhando com isso”, completou.
Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.
Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade.