TÊNIS DE MESA DE ATIBAIA DÁ UMA CORTADA CERTEIRA

Fran, Paulo Albertini, Josué e Prof. Laércio

Enviado por: Associação de Tênis de Mesa Atibaia

A ati-TT – Associação de Tênis de Mesa Atibaia acabou de fechar uma das maiores parcerias esportivas de nossa região. Na segunda-feira, dia 1ª, o presidente da entidade, Paulo Albertini, em companhia do diretor de projetos especiais, professor Laércio, da Secretaria da Educação estiveram presentes na cidade de Piracicaba à convite do Sr. Fran Camargo. O namoro entre as duas entidades já vem de um longo tempo, e finalmente foi fechada a tão esperada parceria. Atibaia será uma sede regional, que terá todo o acompanhamento da Fran TT, para um desenvolvimento ainda maior de treinamento na rede municipal, e ainda será implantada a Liga Nacional, onde serão realizadas várias etapas em nossa região.

O que é a Fran TT Training?

O Centro de Treinamento da Fran TT é sede continental da ITTF e sede do Projeto Olímpico do Tênis de Mesa Brasileiro. Ele conta com um ginásio com capacidade para 10 mesas importadas da Alemanha, com piso especial e iluminação oficial para Olimpíadas e Mundiais, alojamento com capacidade para 50 pessoas, com ar-condicionado, sala de palestras com Data Show, estacionamento privativo para 10 carros, loja e um restaurante.

A Fran TT tem como lema de desenvolvimento "Nós acreditamos no Tênis de Mesa Brasileiro", sendo assim pioneiro em quase todas as ações que dão excelentes resultados para o esporte. Está voltada também para a formação de treinadores, acreditando que são eles, os principais responsáveis para um crescimento sustentado do Tênis de Mesa Nacional.

No início, num esforço completamente pessoal do Sr. Fran Camargo, e depois com a participação e ajuda da CBTM, ele iniciou um programa de incentivo e formação a novos técnicos para trabalhar com o Tênis de Mesa. Nos dias de hoje o nosso Tênis de Mesa já chega a contar com mais de 400 treinadores trabalhando efetivamente e mais de 40.000 praticantes. Apenas o mercado de materiais de alto rendimento movimenta por ano algo em torno de dois milhões de dólares. Destes mais de 400 treinadores militando hoje no Tênis de Mesa, cerca de 90% passaram por treinamentos e orientações de Fran Camargo e da Fran TT (em cursos, clínicas, treinamentos especiais, assessoria, etc).

Mas a história e as conquistas não param por aí. Esta é apenas uma parcela do trabalho vitorioso empreendido no Tênis de Mesa Brasileiro. Fran Camargo conquistou como treinador todos os títulos possíveis: Paulista, Brasileiro, Sul-Americano, Latino-Americano, Pan-Americano, em provas por equipes, duplas e individuais. Participou como integrante da comissão técnica das diferentes Seleções Brasileiras: Nove Campeonatos Mundiais, Duas Olimpíadas, Cinco Jogos Pan-americanos, mais de 20 Campeonatos Latino-Americanos, realizou Estágios Técnicos e Treinamentos em mais de 40 países da Europa, Ásia, América Latina, etc.

Em 1998, a Fran TT começou mais uma de suas inovadoras empreitadas: A região de Piracicaba, nesta época, contava com cerca de 500 jogadores e uns dois ou três clubes. Josué Otsuka e Fran Camargo resolveram mudar esta triste e pobre realidade iniciando um processo de regionalização do Tênis de Mesa Paulista. Este trabalho cresceu rapidamente de tal forma que foi criada a Liga Paulista de Tênis de Mesa. O resultado deste trabalho pode ser medido nos dias atuais: mais de 15.000 pessoas jogam Tênis de Mesa na região (em escolas, clubes, academias, etc.), mais de 2.000 jogadores e mais de 30 clubes atuam anualmente em suas competições oficiais. A Liga Paulista de Tênis de Mesa é um exemplo de desenvolvimento que vem sendo copiado no Brasil e em outros países da América Latina.

Durante a visita já foi acertada a ida do atleta André Albertini para um treinamento junto dos atletas da Seleção Brasileira e mais dois atletas, pré-mirim, serão selecionados para fazer parte também dos treinamentos.
A maior surpresa foi o convite do Sr. Fran para que o nosso professor Laércio faça um curso de Gestão e Paulo Albertini um estágio para treinador totalmente gratuito na França.

"O Tênis de Mesa de nossa cidade está dando um salto para o que existe de mais sofisticado e avançado no mundo esportivo. Sem dúvida será uma das melhores parcerias feitas até hoje para a nossa cidade e toda a região", comentou o professor Laércio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *