O bom início de temporada recolocou o chinês Wang Hao como número 1 do mundo. No ranking divulgado esta semana o campeão mundial de 2009 aparece com 2769 pontos, apenas 12 mais que o alemão e agora nº 2 Timo Boll.
Este ano Wang Hao conquistou o título do aberto dos Emirados Árabes Unidos e chegou às semifinais na Eslovênia, Inglaterra e Alemanha. Recentemente ainda levou o título da Copa do Volkswagen em Guangzhou, em final contra o próprio Timo Boll.
Esta é a segunda vez que Wang Hao ocupa a liderança do Ranking Mundial. A primeira vez foi entre outubro de 2007 e dezembro de 2009.
Zhang Jike, campeão do Aberto da Alemanha, agora é o número 3 do mundo, seguidos pelos também chineses Ma Lin, Ma Long e Xu Xin. Completam o Top 10: o japonês Jun Mizutani (7), o bielo-russo Vladimir Samsonov (8), o chinês Wang Liqin (9) e o sul-coreano Joo Se Hyuk (10). Uma das maiores ascensões do Ranking foi o a do sul-coreano Lee Sang Su, campeão na Polônia o jovem passou da 70ª para a 41ª posição. O russo Alexander Shibaev, vice-campeão na Polônia, subiu 25 posições e agora aparece em 57º. Vale destacar que no final do ano passado o jovem russo ocupava apenas a 150ª posição do Ranking Mundial.
O Ranking feminino continua quase que monopolizado pela China. Ao topo retorna Li Xiaoxia, campeã da Copa do Volkswagen que já ocupou o posto por duas vezes em novembro de 2008 e em fevereiro de 2011. Em seguida aparecem Guo Yan, Ding Ning, Guo Yue e Guo Yue. A primeira “não chinesa” é Feng Tianwei, na 6ª posição, mas vale destacar que ela é chinesa naturalizada cingapuriana. Completam o Top 10: a japonesa Ai Fukuhara (7), a sul-coreana Kim Kyung Ah (8), a chinesa Wu Yang (9) e a cingapuriana Wang Yuegu.
BRASILEIROS
Mesmo caindo 33 posições, a número 1 do Brasil no Ranking continua sendo a amazonense Lígia Silva em 241º lugar. As jovens Caroline Kumahara e Gui Lin tiveram grande ascensão por conta dos bons resultados no Circuito Mundial Juvenil e se aproximaram bastante de Lígia. A paulista Caroline Kumahara ganhou 39 posições e agora é a nº 259. Avanço maior foi de Gui Lin, chinesa em processo de naturalização brasileira, que avançou 155 lugares e já aparece como nº 275 do mundo. Semifinalista da Copa Latino Americana, a paulista Jessica Yamada ganhou 11 posições e aparece em 333º lugar.
Apesar do título da Copa Latino Americana, Gustavo Tsuboi caiu no Ranking. O paulista saiu da 119ª para a 128ª posição, mas continua como número 1 do Brasil. Perdendo 9 posições aparece Hugo Hoyama como 195º colocado. Semifinalista da Copa Latina, Cazuo Matsumoto perdeu uma posição e agora aparece em 206º lugar. Único a ter boa evolução no Ranking foi Eric Mancini. O paulista saiu da 467º para 448º posição.
E Thiago Monteiro? O cearense ex-número 1 do Brasil não aparece mais no Ranking Mundial porque está há mais de 1 ano longe das competições por conta de uma grave lesão no pulso. Apesar de já ter retornado aos treinos, Thiago ainda não tem previsão de retorno às competições.