Wang Hao é o novo nº 1 do Mundo. Brasileiras evoluem

O bom início de temporada recolocou o chinês Wang Hao como número 1 do mundo. No ranking divulgado esta semana o campeão mundial de 2009 aparece com 2769 pontos, apenas 12 mais que o alemão e agora nº 2 Timo Boll.

Este ano Wang Hao conquistou o título do aberto dos Emirados Árabes Unidos e chegou às semifinais na Eslovênia, Inglaterra e Alemanha. Recentemente ainda levou o título da Copa do Volkswagen em Guangzhou, em final contra o próprio Timo Boll.

 

Esta é a segunda vez que Wang Hao ocupa a liderança do Ranking Mundial. A primeira vez foi entre outubro de 2007 e dezembro de 2009.

 

Zhang Jike, campeão do Aberto da Alemanha, agora é o número 3 do mundo, seguidos pelos também chineses Ma Lin, Ma Long e Xu Xin. Completam o Top 10: o japonês Jun Mizutani (7), o bielo-russo Vladimir Samsonov (8), o chinês Wang Liqin (9) e o sul-coreano Joo Se Hyuk (10). Uma das maiores ascensões do Ranking foi o a do sul-coreano Lee Sang Su, campeão na Polônia o jovem passou da 70ª para a 41ª posição. O russo Alexander Shibaev, vice-campeão na Polônia, subiu 25 posições e agora aparece em 57º. Vale destacar que no final do ano passado o jovem russo ocupava apenas a 150ª posição do Ranking Mundial.

 

O Ranking feminino continua quase que monopolizado pela China. Ao topo retorna Li Xiaoxia, campeã da Copa do Volkswagen que já ocupou o posto por duas vezes em novembro de 2008 e em fevereiro de 2011. Em seguida aparecem Guo Yan, Ding Ning, Guo Yue e Guo Yue. A primeira “não chinesa” é Feng Tianwei, na 6ª posição, mas vale destacar que ela é chinesa naturalizada cingapuriana. Completam o Top 10: a japonesa Ai Fukuhara (7), a sul-coreana Kim Kyung Ah (8), a chinesa Wu Yang (9) e a cingapuriana Wang Yuegu.

 

BRASILEIROS

 

Mesmo caindo 33 posições, a número 1 do Brasil no Ranking continua sendo a amazonense Lígia Silva em 241º lugar. As jovens Caroline Kumahara e Gui Lin tiveram grande ascensão por conta dos bons resultados no Circuito Mundial Juvenil e se aproximaram bastante de Lígia. A paulista Caroline Kumahara ganhou 39 posições e agora é a nº 259. Avanço maior foi de Gui Lin, chinesa em processo de naturalização brasileira, que avançou 155 lugares e já aparece como nº 275 do mundo. Semifinalista da Copa Latino Americana, a paulista Jessica Yamada ganhou 11 posições e aparece em 333º lugar.

 

Apesar do título da Copa Latino Americana, Gustavo Tsuboi caiu no Ranking. O paulista saiu da 119ª para a 128ª posição, mas continua como número 1 do Brasil. Perdendo 9 posições aparece Hugo Hoyama como 195º colocado. Semifinalista da Copa Latina, Cazuo Matsumoto perdeu uma posição e agora aparece em 206º lugar. Único a ter boa evolução no Ranking foi Eric Mancini. O paulista saiu da 467º para 448º posição.

 

E Thiago Monteiro? O cearense ex-número 1 do Brasil não aparece mais no Ranking Mundial porque está há mais de 1 ano longe das competições por conta de uma grave lesão no pulso. Apesar de já ter retornado aos treinos, Thiago ainda não tem previsão de retorno às competições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *