Recordista, Hugo Hoyama mira fim da carreira nos próximos meses

Fonte: R7.com

Ele é o maior recordista brasileiro em medalhas de ouro na história dos Jogos Pan-americanos, mas, próximo de completar 42 anos, Hugo Hoyama sabe que a carreira está chegando ao fim. Em fase de preparação para a disputa dos Jogos Pan-americanos, em outubro, o mesa-tenista cogita até mesmo abdicar das Olimpíadas de Londres, no ano que vem.

– Meu foco por enquanto é o Pan, que é a nossa grande chance de ganhar medalhas. Depois, para eu continuar, vai depender muito dos resultados que eu tiver até as Olimpíadas. 

Hoyama lembra que, na ocasião do Pan de 2007, no Rio, ele já pensava em encerrar a carreira, mas a paixão pelo esporte e a boa forma o fizeram mudar de ideia. 

– Fiz aquela “cena” no Rio, mas senti depois que ainda tinha a jogar. Mas agora, no máximo, paro nas Olimpíadas de Londres, que é até onde dá para atuar em nível internacional. Seria legal terminar a carreira com uma nova medalha no Pan, por cima, mas vamos ver. 

Atualmente, o tênis de mesa mundial é dominado pela China que, a exemplo do que acontece com o Brasil no futebol, “exporta” jogadores para todos os países do mundo. Desta forma, surgem situações inusitadas como atletas chineses que sequer falam a língua ou possuem qualquer outro tipo de ligação com os países que defendem. É o caso de Lin Ju e Wu Xue, da República Dominicana, e Liun Song, da Argentina. 

Hugo Hoyama, porém, não se preocupa com a “manobra” realizada por dirigentes rivais. 

– Ficou mais difícil com eles, claro, mas já os vencemos. Sempre encontramos os chineses quando vamos para a Europa e a Ásia. Vai depender muito da hora do jogo. 

Futuro

Se por um lado ainda não sabe quando vai “pendurar a raquete”, por outro Hugo Hoyama já tem total ciência do que fará quando deixar a careira de atleta profissional. 

– Estou montando o Instituto Hugo Hoyama, que é um projeto social na minha cidade, São Bernardo do Campo, de tênis de mesa em escolas públicas. Já está tudo certo e deve começar em março ou, no máximo, em abril. Depois, também quero acompanhar atletas mais novos das seleções do Brasil, treinando com eles também. 

Dono de nove medalhas de ouro na história do Pan, competição que disputa desde Indianápolis-1987, Hugo Hoyama elege justamente a última como o ponto alto da carreira.
– Com certeza foi aquele, pois a ganhei em casa, diante da torcida e podendo dar um abraço no meu pai. E também teve a vitória sobre o sueco campeão mundial nas Olimpíadas de Atlanta. 

A Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de 2011 (Guadalajara) e 2015 (Toronto), e da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *