Com a importante ajuda do “veterano” Ma Lin, a China conquistou seu quinto título consecutivo do Mundial por Equipes. A China passa por uma importante fase de renovação e internamente os jovens jogadores já superaram seus ídolos, mas quando a experiência é necessária ela pode fazer muita diferença.
Ma Lin ganhou status de herói hoje em Moscou, onde foi escalado como primeiro jogador e fez a diferença. Por muito pouco o campeão olímpico não ficou fora da competição, mas o técnico Liu Guoliang sabia que Ma Lin era o homem certo para enfrentar a Alemanha. Uma escalação equivocada fez uma grande diferença na final feminina e poderia ter ocorrido o mesmo no masculino. Só como curiosidade, a equipe chinesa já estava escalada mesmo antes do resultado do feminino.
Diferentemente dos outros Mundiais recentes, hoje a China realmente teve muito trabalho para superar a Alemanha, que saiu em vantagem quando Timo Boll superou o nº 1 do mundo Ma Long, mas Ma Lin recolocou a China rumo ao título com uma tranqüila vitória sobre Dimitrij Ovtcharov. A Alemanha voltou a sonhar com o título quando Christian Suss começou arrasador contra Zhang Jike, vencendo o primeiro set e abrindo grande vantagem no segundo, mas o alemão não conseguiu segurar Zhang, que virou e fechou os três últimos sets, mas sempre com pequena vantagem.
No jogo decisivo Timo Boll virou o primeiro set depois de passar boa parte do tempo atrás no placar. Ma Lin chegou a ter vantagem de 10-06, porém não fechou o set. Mas o Ma Lin do segundo set parecia outro jogador (e Timo Boll também). O chinês conseguiu anular completamente seu oponente, que parecia perdido e fechou com facilidade. A partir desse momento Ma Lin ficou com as rédeas da partida e não largou mais, fechando em 3×1.
{module 271}
China 3×1 Alemanha
1 – Ma Long (1) 2×3 Timo Boll (3): 11-9, 11-8, 10-12, 5-11, 7-11
2 – Ma Lin (4) 3×0 Dimitrij Ovtcharov (15): 11-9, 11-7, 11-5
3 – Zhang Jike (4) 3×1 Christian Suss (24): 7-11, 11-9, 11-9, 11-7
4 – Ma Lin (4) 3×1 Timo Boll (3): 14-16, 11-4, 11-8, 11-7
Este foi mais um Mundial dominado pelos chineses, que perderam apenas um ponto nos 8 encontros disputados (Ma Long x Timo Boll), mas também foi o Mundial que mostrou um pouco mais de proximidade entre Alemanha e China, duas principais equipes da atualidade. A distância entre os países ainda é enorme, em desfavor os germânicos, mas a situação já foi bem pior.
Vídeos (compactos):
Ma Long x Timo Boll
Ma Lin x Dimitrij Ovtcharov
Zhang Jike x Christian Suss
Ma Lin x Timo Boll
Vídeos (completos):
Ma Long x Timo Boll (Download)
Ma Lin x Dimitrij Ovtcharov (Download)
Zhang Jike x Christian Suss (Download)
Ma Lin x Timo Boll (Download)
Cerimônia de Premiação (download):
Fotos:
{gallery}2010/Mundial_2010/China_x_Alemanha{/gallery}
O Campeonato Mundial por Equipes foi realizado na capital russa, Moscou. Além da cobertura total do temp.mesatenista.net, veja outras informações no Blog de Marcos Yamada.