Copa Brasil em Marília comemora 20 anos de Tênis de Mesa no Colégio Criativo

Em 2010 é o ano em que serão comemorados 20 anos da modalidade olímpica do Tênis de Mesa no Colégio Criativo de Marília. Uma grande festa será preparada em abril pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), mais precisamente de 8 a 11 no Ginásio de Esportes do Colégio Criativo com a Copa Brasil.

O departamento de educação física do Colégio Criativo, coordenado pelo professor Odair Russo, juntamente com os coordenadores da escola estão preparando diversas atividades onde irão integrar os alunos das duas unidades com os atletas participantes da Copa Brasil Paraolímpica e Copa Brasil.

 

Do Criativo para o mundo


O Tênis de Mesa foi implantado no Criativo em 1990, pelo professor Nelson Machado. O Criativo foi o primeiro colégio do país a oficializar a modalidade em seu currículo escolar. Ao longo dos anos vários alunos conquistaram inúmeros títulos municipais, regionais, estaduais, paulistas, nacionais e até internacionais. Graças ao apoio do Colégio Criativo, Marília atualmente é um dos principais pólos do Tênis de Mesa brasileiro que, inclusive, mantém um estreito relacionamento com o Clube Levallois da França, onde jogaram dois campeões mundiais. O Levallois é considerado um dos melhores clubes de tênis de mesa da Europa e no mundo.

No decorrer desses 20 anos de atuação, do Tênis de Mesa, o Colégio Criativo já promoveu 20 Clínicas Internacionais e Nacionais, de 1997 a 2009, com treinadores de cinco nacionalidades: Michel Blondel – França, Hu Hong Biao – China, Abílio Cruz – Portugal, Nelson Machado, Brasil, Miguel Fernandez – Espanha.

A clinica da ADM-Marília já é tradicional no Brasil e possui reconhecimento internacional, aonde já vieram à Marília atletas e treinadores da França, Espanha, Portugal, China, Japão, Chile, Equador, Angola (8 países), Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Goiás, Maranhão (17 estados), o que comprova a vocação de Marília para o ensinamento da modalidade.

 

• Foi sediado no ginásio de esportes do Colégio, em 2002, o 52º Campeonato Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa com mais de 2 mil participantes.

• 31 alunos Campeões Brasileiros, sendo responsáveis por 80 títulos nacionais.

• 27 alunos Campeões Paulistas, sendo responsáveis por 111 títulos paulistas.

• 5 edições de Copa Brasil foram organizadas no Criativo com a participação de mais de 400 atletas de mais de 15 estados do país.

• Lívia Mizobuchi revelada na escolinha do Criativo, hoje estuda em uma universidade americana com bolsa de estudos

• Yuri Bavaresco também revelado na escolinha do Criativo joga e estuda na França

• Lívia Gomes ex-aluna do Criativo, com 18 anos foi convocada para a Seleção Brasileira Adulta para disputar o Latino-Americano em Cancun, México.

 

Centro de Treinamento Nacional e de Excelência

 

A CBTM espera com a realização deste evento, o sexto na cidade que possa definir junto ao poder público da cidade a viabilidade de um local maior e melhor estruturado (com 20 mesas) que possa ser cedido para a ADM-Marília administrar para a confederação tenha seu segundo Centro Nacional (o primeiro é em São Paulo e o primeiro de Excelência em parceria com a Unimar) da entidade, tendo em vista a vocação que a cidade de Marília possui frente a modalidade olímpica do tênis de mesa. O trabalho e os resultados que a modalidade possui nos últimos 20 anos falam por si só e já condiz com este pleito. O momento é de unir forçar: CBTM, ADM, Criativo, Prefeitura de Marília e Unimar.

 

A Prefeitura sempre nos ajudou com bolsas de estudos em colégios e na Unimar, nas viagens, inscrições, etc, mas chegou o momento de colocarmos definitivamente o nome de Marília para sempre em destaque nacional e internacional como foi feito em Franca (basquete masculino) e Ourinhos (basquete feminino). Temos a cultura do Tênis de Mesa nas escolas da cidade, crianças brincando dentro de casa, eventos municipais repletos de crianças, todos os anos revelando atletas para seleções, intercâmbios internacionais todos os anos. O investimento é baixo e o retorno e alto e válido e todos os sentidos. – Completa Nelson Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *