ITTF Pro Tour do Chile é cancelado

A Federação Chilena de Tênis de Mesa comunicou nesta quarta-feira, 3 de março, que sua etapa do ITTF Pro Tour, prevista para o dia 7 de abril, precisará ser cancelada devido ao terremoto que abalou o país no último sábado.

Um dos principais motivos do cancelamento foram os sérios danos causados no recém concluído Centro Olímpico, na capital, onde seria realizado a etapa do Pro Tour, porém o ginásio foi seriamente danificado no terremoto.

 

A ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa) não se opôs a decisão e não punirá a Federação pelo cancelamento. A ITTF expressou condolências e solidariedade ao povo do Chile e espera que a família do tênis de mesa chileno se recupere o mais rapidamente possível.

 

Mensagem da Federação Chilena de Tênis de Mesa:

 

Osvaldo Arce Caro (foto), presidente da Federação Chilena de Tênis de Mesa, emitiu a seguinte declaração na quarta-feira, 3 de março de 2010:

“Confirmo o cancelamento do Pro Tour no Chile. Considerando a situação atual no nosso país, nos dias de hoje as prioridades estão centradas no resgate de pessoas, por isso vai ser muito difícil reparar a infra-estrutura do pavilhão do Centro Olímpico. Além disso, não acho que muitos países, decidiriam vir para o Chile, nas atuais circunstâncias.

É difícil anunciar o cancelamento de um evento que, para o tênis de mesa chileno e para milhares de espectadores, é um espetáculo mundial, mas temos de ser absolutamente responsáveis para tomar as decisões certas neste momento particular. Haverá outras oportunidades para continuar a trabalhar para melhorar a situação do tênis de mesa chileno, mas as prioridades estão hoje com o sofrimento das pessoas, que perderam suas famílias e casas.

Mais uma vez quero agradecer sua preocupação e solidariedade, mas, como sempre, vai ficar e vamos seguir em frente. O Chile é mais do que uma área longa e estreita, é uma nação de homens e mulheres com coragem para sacudir a poeira, limpar o lágrimas e continuar a lutar pela vida.

Muito obrigado pela sua compreensão e solidariedade para com você, e para cada país que sempre nos acompanhou na nossa partida de tênis de mesa.

Osvaldo Arce Caro

Presidente Fechiteme

 

 

Depoimento da chilena Maria Paulina Vega

 

Maria Paulina Veja, 25 anos de idade, ficou muito feliz e aliviada após vencer Jessica Yamada na final feminina por equipes do Campeonato Latino Americano, mas no final teve que se contentar com o vice-campeonato.

 

No entanto, no segundo dia de jogos em Cancun, havia uma razão muito maior para ela estar feliz. A razão vai muito além das fronteiras do esporte.

 

Sua cidade devastada

 

Ela é da cidade de Concepción, uma das cidades mais devastadas pelo terremoto que ocorreu às 3:34 (hora local), na manhã de sábado 27 de fevereiro de 2010.

 

O epicentro foi no mar na região metropolitana, cerca de 115 quilômetros a nordeste de Concepción, a segunda maior cidade do Chile.

 

Diz Maria Paulina:

 

“O terremoto no meu país está me preocupando muito”, disse Maria Paulina Vega. “Meu pai estava desaparecido e só apareceu agora, vivo e com boa saúde, graças a Deus”

 

Foi um grande alívio para Maria Paulina Vega, que esteve em Cuba durante as últimas duas semanas se preparando para o Campeonato Latino Americano.

 

“Eu vi na TV a ponte completamente destruída que fica a dois quarteirões de onde eu moro”, concluiu Maria Paulina Vega. “Isso foi um grande choque”.

 

Fonte: ULTM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *