Caroline Kumahara e Eric Jouti, duas das maiores promessas do tênis de mesa brasileiro

Por: Felipe Perrella (da Seest)

Jovens, concentrados e com um expressivo potencial. Os atletas Caroline Kumahara, 14 e Eric Jouti, 15 do Circolo Italiano/São Caetano se tornaram as maiores revelações do tênis de mesa nacional. Grandes promessas, os dois treinam com a equipe da cidade por 6 horas diárias e integram o projeto Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, organizado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Recentemente os dois atletas conquistaram vaga na seletiva de El Salvador, onde foram os únicos brasileiros a se classificarem para os Jogos Mundiais da Juventude de Cingapura que ocorrem em agosto.

Caroline geralmente fala pouco, mas absorve uma grande concentração quando atua. Começou a praticar tênis de mesa aos nove anos no ACERPA em São Bernardo do Campo. De lá jogou em Santo André, até que a convite do técnico Francisco Arado, o “Paco”, veio representar São Caetano por onde atua há dois anos. “Gosto muito de treinar aqui, é onde tenho meus melhores amigos e a equipe é forte, onde posso impor meu estilo de jogo e aprimorar as técnicas”, observa. Campeã do Latino Americano da Guatemala em 2009, ouro no World Circuit Junior, atualmente é a número 1 do ranking da América Latina na categoria Infantil.

 

Tantas conquistas não incomodam a atleta, que combina os estudos e conta com o apoio do pai, Masami Kumahara no dia a dia dos treinos. “É nossa rotina diária, é muito bom acompanhá-la por aqui e ver seu amadurecimento”, conta, orgulhoso o pai, que tem o filho mais velho jogando futebol de salão pelo Sporting em Portugal. “Eles encontraram a felicidade no esporte e a família toda apóia”, completa.

 


De pai para filho – Eric Jouti descobriu nos treinos do pai, Ayrton Jouti a vontade de jogar tênis de mesa. “Desde pequeno ele ia comigo no clube (Itaim Keiko) onde eu treinava e determinadas vezes começou a pegar na raquete e fazer alguns passes”, relembra. O primeiro contato aos sete anos, Eric afirma que não foi tão cativante. “Lembro que não tinha gostado muito não, mas com os dias fui entendendo as habilidades e me apaixonei pelo esporte”, conta. Aos nove anos já havia participado do brasileiro por onde conquistou o bronze.

 

Eric é um talento no tênis de mesa, por onde treina durante a semana e nos intervalos assiste a vídeos de alguns ídolos como Ma Long (atual nº01 do ranking mundial) e Kenta Matsudaira e pensa no futuro em aprimorar as técnicas fora do país. “É importante este intercâmbio, o Brasil é a maior força da modalidade na América Latina, mas precisamos alcançar o nível europeu e asiático que é muito superior”, enfatiza Eric que já treinou na França por um mês com a seleção brasileira e se cobra diariamente, quando perde nos treinos. “Eu gosto de vencer e sempre que perco uma jogada ou um set, deixo para o passado e foco meu ritmo de jogo”, destaca.

 

Avalox TaishiNeste ano, o mesatenista inicia sua carreira pela categoria Juvenil por onde nos próximos três anos disputará com atletas de um nível mais alto. “É um novo desafio, mas treino para ter bons resultados”, observa o atual 2º lugar no ranking da América Latina, campeão do circuito Junior da Colômbia e duas vezes vice-campeão no circuito mundial de tênis de mesa, em 2009.

 

Além das competições nacionais do ano, o mundial é o principal objetivo do garoto, que quando está fora dos treinos joga videogame ou assiste TV. “O mundial dá um frio na barriga, mas tento esquecer para diminuir a ansiedade”, revela. Para o pai é uma satisfação ver o filho subindo degraus. “Ele está realizando o que mais gosta então a família é à base dos valores e todo apoio para ele jogar e vencer”, finaliza.

 

EQUIPE – A equipe de São Caetano do Sul é a delegação que mais cederá atletas para a seleção brasileira nas disputas internacionais deste ano. São oito representantes, que além de Eric e Caroline, acompanham Victor Ishy (Infantil), Gustavo Souza (Juvenil), Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro (Adulto), Kátia Kawai (Juvenil) e Karin Sako (Adulto).

 

A comissão técnica de São Caetano do Sul é formada pelos experientes, Nelson Kazuaki, Reinaldo Hideo e Francisco Arado (Paco), que além do treinamento com a equipe também realizam as aulas para iniciantes no clube. O Centro de Treinamento de Tênis de Mesa fica no Circolo Italiano de São Caetano do Sul, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 2010, Oswaldo Cruz, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte e Turismo (SEEST).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *