60º Campeonato Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa começa hoje em Mogi das Cruzes

Pela segunda vez a cidade de Mogi das Cruzes vai sediar a competição que em 2010 completa 60 anos. A primeira vez foi em 2004 e com o sucesso total, seus dirigentes resolveram repetir a dose em 2010.

Avalox Taishi Carlos Nomura e Marlene Takahashi, juntamente com sua equipe do Kosmos e da Secretaria Municipal de Esportes, na figura do ex-atleta da seleção brasileira de basquete Nilo, não têm medido esforços para realizar este que é considerado o maior Torneio de tênis de mesa da America Latina, em quantidade de categorias, atletas, provas e o único que tem registrado toda a história da competição com o nome de todos seus campeões desde 1951.

Poucos eventos na America Latina conseguem este feito de durar tantos anos e ainda manter a tradição da cultura japonesa.

Ainda realiza seu desfile inaugural com 822 atletas desfilando no Ginásio, entrega para cada um a revista do evento contendo toda a programação de jogos de equipes, duplas e individuais, também da história da competição.

A 60ª edição ocorre até o dia 24 no Ginásio Municipal de Esportes de Mogi das Cruzes, localizado na Av Prof. Ismael Alves do Santos 560.

Somente em algumas ocasiões nestes 60 anos de existência de Intercolonial Brasileiro o campeonato foi sediado em outras regiões fora da capital paulista:

1974 – Londrina – PR – Ginásio Moringão,
1992 – Maringá – PR – Ginásio Chico Neto
1994 – Maringá – PR – Ginásio Olímpico
1995 – Guarulhos – SP – Ginásio da UCEG
1996 – Volta Redonda – RJ – Ginásio do Recreio
1997 – Londrina – PR – Ginásio do Canadá Country Club
1998 – Campo Grande – MS – Ginásio da Universidade MS
1999 – Arujá – SP – Ginásio do Nippon Country Club 2000 – Campo Mourão – PR Ginásio da Arcam
2002 – Marília SP – Ginásio do Colégio Criativo
2003 – Goiânia – GO – Centro de Convenções
2004 – Mogi das Cruzes – SP – Ginásio Municipal
2005 – Maringá – PR – Ginásio da ACEMA
2006 – Marília SP – Ginásio do Colegio Cristo Rei
2007 – São Bernardo do Campo-SP – Pavilhão Vera Cruz
2008 – Curitiba – PR – Parque Barigui
2009 – São Bernardo do Campo-SP – Ginasio Municipal
2010 – Mogi das Cruzes – SP – Ginasio Municipal

Deste evento surgiram grandes nomes do mesatenismo nacional na categoria adulta.

Atletas Olímpicos: Claudio Kano, Carlos Kawai, Hugo Hoyama, Hugo Hanashiro, Gustavo Tsuboi, Monica Dotti e Mariany Nonaka.

Atletas nos Mundiais: Nelson Ogassawara, Ricardo Inokuchi, Fumihiro Takahashi, Silnei Yuta, Thiago Takayama, Fabio Okano, Hideo Yamamoto, Cazuo Matsumoto, Emiko Takadatsu, Suely Yamada, Celia Akamatsu, Elizabeth Noda, Mitiko Mukuno, Miyo Fujii, Eugenia Taira, Marta Masuda, Akiko Iizuka, Livia Kosaka, Kelly Nagaoka, Carina Murashigue, Claudia Ikeizumi, Karin Sako e Jessica Yamada,

Novas regras:
São realizadas no segundo domingo de setembro, seletivas regionais para conseguir uma vaga neste evento, que se fosse aberto com certeza teria mais de 1.500 inscrições, tornando-se inviável sua realização em apenas 3 dias. Para este ano foi criada a categoria Pré-pré-mirim masculino e feminino, para crianças ate 9 anos e limitou-se a categoria livre para apenas 3 vagas, devido aumento excessivo no numero de inscrições. Já no ano passado introduziu-se a Hyper Lady para senhoras acima de 70 anos e Hyper Veterano acima de 75 anos, totalizando 26 categorias distintas, disputando acirradas partidas simultâneas nas 30 mesas do Ginásio Municipal.

Políticos e Executivos
Inúmeros atletas que se tornaram grandes profissionais, comentam que o Intercolonial fizeram parte da formação de suas carreiras e poderão ser encontrados ainda participando na cidade de São Bernardo. Atualmente são: Desembargadores, Juízes, Prefeitos, Vereadores, Deputados, Diretores, Presidentes, Médicos, Advogados, Engenheiros, Dentistas, Empresários, Auditores Fiscais, etc.

Encontro de Gerações
O Intercolonial se orgulha de ser um dos poucos a ter o registro completo dos campeões de toda a historia, como e o caso da família Morita; Sr.Masaru que participou de quase todas as 60 edições, viu as filhas serem campeãs e agora as netas, reunindo três gerações que vão jogar em Mogi das Cruzes 2010, nas categorias Pré-Mirim (netas), pré-lady e lady (filhas), hiper-lady (esposa) e o próprio no Super-Super Veterano.

Confraternização:
Para manter as tradições da cultura oriental, realiza-se no sábado à noite tradicional concurso de Karaoke entre os atletas, durante o jantar de confraternização que é uma marca registrada da competição. À tarde ocorre o Congresso Técnico, quando dirigentes das regiões, votam todo o regulamento e resolvem todos os problemas ocorridos durante o evento, aprovando os custos e o orçamento do Comitê Organizador, elegem uma das cidades candidatas que se apresentam como desde para 2011.

Ano passado, sete cidades foram candidatas para sediar o evento, ficando Ourinhos e São Bernardo empatadas, com a vitoria da última decidida pela Comissão Organizadora:

Conselho: Minako Takahashi, Kyozo Abe, Issui Takahashi
Diretor Finaceiro: Massaru Morita
Diretor Operacional: Sergio ueda
Diretor Tecnico: Marcos Yamada
Diretor Regional: Carlos Nomura
Comite Tecnico: Aide Kudo, Sueli Morita, Alfredo Souza e Alessandro Shirahige e Fabio Takahashi.

História:
Torneio idealizado pelo Sr. Haruo Mitida (In memorian) no ano de 1951, sendo que no início participavam apenas clubes nikkeis (Kaikans) das regiões do eixo São Paulo-Paraná; porém o evento cresceu tanto que atualmente as regiões montam a seleção de clubes, limitando-se assim o número de participantes.

Na década de 50, a maioria dos nikkeis eram agricultores e apenas se dedicavam ao trabalho, esquecendo-se do lazer e a prática esportiva. Poucos conheciam o tênis de mesa e o Sr. Mitida nessa época viajou por várias cidades deste eixo, divulgando e ensinando a modalidade. Este é um dos motivos pelo qual a muitos atletas desta modalidade serem da colônia, pois o trabalho de popularização, divulgação e implantação foi muito influenciado pelos estilo japonês, Mitida-san. O mesmo fenômeno deve ter ocorrido em vários esportes tradicionalmente nikkey como o Beisebol, Kendô, Gatebol, etc.

Por muito pouco o evento não acabou:
A falta de verba e de colaboradores voluntários, gerou tanta desmotivação que na década de 1990, cogitou-se em terminar com a competição, porem com o coragem do Sr. Issui Takahashi, e a ótima administracao do Sr.Gilberto Kosaka, a “Butterfly” maior empresa de materiais de tênis de mesa do mundo, resolveu apoiar o Intercolonial e há 20 anos ininterruptos, ajuda com uma verba para a manutenção do Campeonato.

Portanto com o apoio anual da FPTM (Federação Paulista), patrocínio da CBTM (Confederação Brasileira) e Butterfly, acreditamos que vamos ter mais uns 40 anos de evento.

Eng Marcos Yamada / Diretor Técnico desde 1984.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *