Ma Long, 22; Xu Xin, 20; Zhang Jike, 22 anos. Dá para lutar contra a nova geração? Sim, é o que diz o tricampeão mundial Wang Liqin, perto de completar 32 anos, idade já avançada para a alucinante renovação chinesa.
{sidebar id=1}Wang Liqin, atualmente o nº 5 do mundo e vice-campeão mundial ano passado, está num longo jejum, para seus padrões. Desde 2007, quando conquistou o tricampeonato mundial que o chinês não consegue nenhum grande título. Sua “má fase” já faz em surgirem boatos na China que ele estaria pensando em se aposentar, o que foi veementemente negado.
Ainda sem a certeza de que jogará no Mundial por Equipes em maio, Wang Liqin, pensa longe e alto. Em entrevista concedida a agência chinesa Xinhua, o chinês, que ainda não tem um título olímpico diz já estar pensando nas Olimpíadas de Londres em 2012.
“Estou levando a minha carreira sem nenhum plano alternativo. Vou tentar o meu melhor para competir por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres até o último minuto”, completou o campeão mundial de 2001, 2005 e 2007.
Kong Linghui se aposentou aos 31. Liu Guoliang aos 26. Será que Wang Liqin tem chances de competir em pé de igualdade contra seus compatriotas por mais 2 ou 3 anos?