Uma geração vitoriosa está deixando o Brasil para estudar e jogar nos Estados Unidos. Lívia Mizobushi, Karin Fukushima, Paulo Rocha, José Barbosa e Fernando Yamazato deixam o tênis de mesa brasileiro para competir e estudar na Universidade de Lindenwood, localizada na pequena cidade de St. Charles, Missouri.
{sidebar id=1}Sem dúvidas a ida desses atletas é um duro golpe para o tênis de mesa brasileiro. Todos foram campeões brasileiros em diversas categorias e as meninas ainda possuem títulos latino-americanos. Eles deixam uma lacuna que pode demorar a ser preenchida.
Entre outros fatores, uma das principais motivações do grupo era a falta de perspectivas do tênis de mesa brasileiro. Aqui, dificilmente conseguiriam “viver do tênis de mesa” e, sem dúvidas, a experiência nos Estados Unidos abre ótimas oportunidades profissionais. Todos os atletas devem partir para os Estados Unidos ainda este mês.
Lívia Mizobushi e Karin Fukushima cursarão Administração de empresas. Paulo Rocha, Publicidade; José Barbosa, Economia; e Fernando Yamazato, Arte e TV.
Na Lindenwood University existem mesatenistas de várias nacionalidades. Além dos americanos e brasileiros, fazem parte da equipe jogadores da Guiana, Gana, Mongólia, Bósnia, Trinidad e Tobago e Jamaica. A Universidade ainda conta com uma estrutura de dar inveja aos clubes brasileiros. Os atletas têm a disposição 18 mesas de 25 mm, 350 aparadores e 2 robôs.
Os cinco atletas foram ajudados pelos brasileiros André Irigoyen e Frederico Cantarelli. Frederico, mesatenista que atuava em Americana/SP já está nos Estados Unidos há alguns anos; e André Irigoyen, de Porto Alegre/RS, está na Universidade de Lindenwood há um ano.
A experiência despertou em André Irigoyen e Frederico Cantarelli o espírito empreendedor. A dupla abriu a empresa Opção USA e agora trabalha ajudando outros atletas brasileiros a conseguirem vagas em universidades norte-americanas. Os interessados poderão entrar em contato através do e-mail [email protected].