Paulista Priscilla Dias vence a favorita e leva o ouro no individual feminino
Londrina – Após três derrotas consecutivas para a rival e favorita ao título das Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, a paulista Priscilla Dias do Colégio Singular (SP) venceu amazonense Amanda Marques da Escola Miguel de Cervantes (AM) por 3 sets a 1, parciais de 11/9, 10/12, 12/10 e 13/11, em disputa acirrada que arrancou aplausos de todos os presentes ao ginásio do Canadá Country Clube.
O calor de Londrina (PR) fez com que as atletas suassem, e muito, a camisa na decisão. Número 1 do ranking na sua categoria, a amazonense já havia derrotado a adversária três vezes na temporada, mas sucumbiu na partida mais importante das Olimpíadas Escolares 2009.
Apesar dos resultados anteriores, Priscilla conta que jogou com tranquilidade. “Joguei com muita cabeça, mas foi muito difícil. Eu gosto de fechar o jogo rápido, mas hoje (sexta-feira) joguei mais para deixar ela errar, e não eu errar sozinha”, analisou.
Priscilla afirmou que sua história na modalidade não foi sempre vitoriosa. Ela passou um ano e meio competindo sem muitas glórias em uma categoria acima da sua. A atleta é nascida em Santos (SP), mora em São Caetano, também São Paulo e estuda em Santo André, no mesmo estado. Lá, ela divide apartamento com mais três meninas, e cumpre um esquema de treinamento de
três horas diárias há nove anos.
A atleta teve os primeiros contatos com o mundo esportivo através da natação, mas percebeu que tinha mais chances no tênis de mesa. A partir dessa descoberta dedicou-se integralmente ao esporte e recebe um incentivo da escola onde estuda. “Se a gente quer alguma coisa, a gente precisa se esforçar. Dificuldades todos têm, mas dedicação é fundamental”, ensinou.
Em terceiro lugar na competição ficou a catarinense Maria Eugenia Scoz, de 17 anos, do Colégio Machado de Assis. Na competição por equipes, que aconteceu quinta-feira, dia 12, a atleta natural de Timbó (SC) ficou com a medalha de ouro. Ela explica que não esperava chegar ao pódio, mas lamenta ter falhado em detalhes técnicos e ter deixado o nervosismo influenciar. A mesa-tenista agora reside em Joinville, onde recebe bolsa de estudos integral para treinar.
As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina e o Governo do Estado do Paraná.
Aurélio Corrêa de Santa Catarina conquista medalha de ouro no individual masculino
Londrina – Em uma final emocionante, o mesa-tenista catarinense Aurélio Corrêa da Escola de Educação Gertrudes Benta Costa (SC) conquistou a medalha de ouro na categoria individual das Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, na tarde desta sexta-feira, dia 13, no ginásio do Canadá Country Clube, em Londrina (PR).
O atleta que já havia enfrentado Murilo Rodrigues na final por equipes conhecia o jogo do adversário, o que permitiu uma vitória por 3 sets a 0, com parciais de 11/9, 11/8 e 11/8. Na semifinal, Aurélio derrotou Antonio Marcos, também do Distrito Federal.
“Foi uma conquista maravilhosa, a gente não pode vira freguês né!”, comentou o atleta, que perdeu a final de equipes para o Distrito Federal, levando a medalha de prata, e nesta sexta venceu com muita garra os dois algozes de quinta.
O catarinense precisou vencer sete partidas para alcançar o título. Na final, ele demonstrou maior preparo físico e conseguiu conter o nervosismo e focar o jogo.
“Foi a vitória da concentração. Eu pude criar estratégias de jogo, pois já conhecia o adversário. Os treinos e a dedicação são determinantes e os conselhos do técnico também foram essenciais durante a partida”, destacou.
A competição só não foi perfeita porque Aurélio não conseguiu conquistar o título na disputa por equipes ao lado do irmão gêmeo Augusto Corrêa. “Eu ficaria ainda mais feliz se a nossa equipe tivesse ganhado ontem (quinta-feira) também. Pois eu queria ganhar ao lado do meu irmão, mas eu dedico a vitória para ele”, homenageou.
Para Aurélio, as Olimpíadas Escolares 2009 foi a realização de um sonho. “É um passo a mais que conquistei. Vencer na categoria individual é muito importante. Esse foi meu último ano, terminei bonito”, declarou Aurélio com muita alegria. O catarinense ainda conquistou o carinho da torcida ao lado do irmão, que se arrepiava com gritos, vibrações e lágrimas dos gêmeos.
Medalha de prata na disputa individual, Murilo não gostou da sua atuação. “Comecei desconcentrado. Depois de um tempo que eu fui me concentrar. Acho que faltou um pouco de raciocínio. Mas estou muito feliz, pois ontem levei ouro em equipe e ter levado a prata no individual me deixou muito satisfeito”, disse.
Em terceiro lugar na competição ficou Lucas Paulino do Rio Grande do Norte, que venceu Antonio Marques (DF), por 3 sets a 1. Na competição por equipes, Lucas e o irmão Rafael Paulino encerraram a competição em quarto lugar.
As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina e o Governo do Estado do Paraná.
Fonte: COB
Fotos: Wander Roberto/COB