A sexta etapa do Circuito Catarinense de Tênis de Mesa vai reunir na cidade de Criciúma cerca de 100 atletas que representarão oito clubes de Santa Catarina. Balneário Camboriú, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Porto União, Rio do Sul e Videira, além da cidade-sede, disputarão o 29º Campeonato Estadual por Equipes e também a V etapa do Rating catarinense, competição individual por nível técnico. As disputas, em Criciúma, começam na sexta-feira, dia 04, e se estendem até o sábado, dia 05.
Na etapa do sul do estado também será realizado o Open Andante e Cadeirante Paraolímpico, sendo que este último será disputado pela primeira vez em competições da Federação Catarinense de Tênis de Mesa (FCTM). “O esporte paraolímpico vem crescendo muito em todo mundo, e nós estamos nos esforçando para atender cada vez melhor todos os adeptos do tênis de mesa. Já realizamos etapas para a classe Andantes e agora nos desafiamos para prestigiar os atletas Cadeirantes do nosso estado”, declarou o presidente da FCTM, Vilmar Schindler. Na semana passada, a atleta Bruna Costa Alexandre, da FME/Criciúma, foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil Paraolímpica e vai disputar os Jogos Parapanamericanos da modalidade que acontecerão em outubro, na Colômbia.
O Campeonato Estadual por Equipes, um dos mais tradicionais eventos da FCTM, vai colocar frente a frente forças do tênis de mesa catarinense, sendo que alguns confrontos serão uma prévia de grandes decisões em Olesc, Joguinhos e Jogos Abertos nesse ano.
Em Santa Catarina e no Brasil, o tênis de mesa cresce a cada ano e ganha novos adeptos. No entanto, em número de praticantes, a modalidade é uma das mais populares do mundo. Além disso, também é conhecido pela velocidade e plasticidade dos movimentos, e ainda pela raquete que mais produz efeito se comparada a de outras modalidades.
Tais características garantem grandes espetáculos e momentos de muita emoção. Para quem quiser conferir, a entrada é franca no Ginásio Municipal de Esportes em Criciúma.
Despedida
A VI etapa do Circuito Catarinense de Tênis de Mesa marcará também a despedida das mesas do atleta Daniel Ghizi, de Criciúma. O mesatenista do sul do estado é uma das maiores revelações do tênis de mesa catarinense nas últimas duas décadas. Daniel Ghizi já conquistou a medalha de ouro nos JASC no individual, em duplas e por equipes. No total, foi cinco vezes campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Além de ter no currículo importantes conquistas nacionais.
Aos 29 anos, Daniel Ghizi pendurará precocemente a raquete, pois não consegue mais conciliar as tarefas profissionais, como arquiteto, e os treinamentos. “A falta de tempo para treinar e a dificuldade em conseguir viajar para os torneios, principalmente os JASC, me fizeram tomar esta decisão”, disse o atleta.
A etapa será composta por três torneios:
Campeonato Estadual por Equipes – competição por equipes no feminino e masculino que é dividida em categorias de acordo com a faixa etária, do Mirim ao Sênior, passando por Infantil, Juvenil,
Juventude e Adulto. A competição será disputada no sistema Dawis, com jogos individuais e em duplas.
Rating – competição individual que é dividida em categorias de acordo com o nível técnico, iniciando pelo Rating A para atletas com maior índice técnico, seguido pelos Ratings B, C, D e E para o masculino e Ratings A e B para o feminino.
Open – para portadores de necessidades especiais tanto no feminino quanto no masculino, sendo uma categoria para atletas de Classe 1 a 5, denominada Cadeirantes e outra categoria para atletas de
Classe 6 a 10, denominada Andantes. Os atletas são classificados de acordo com a especificidade de cada lesão.
A cada colocação obtida numa destes torneios os clubes somam pontos para o Troféu Eficiência da etapa que será entregue ao clube que obtiver o maior número de pontos.
A abertura do evento está prevista para as 19h00min e o início das competições para as 19h30min de sexta-feira, dia 4, começando com os jogos do Campeonato Estadual por Equipes. No sábado, dia 5, a competição retorna as 08h30min e o período da manhã será encerrado as 12h00min. A competição retorna as 13h30min com as partidas finais do Campeonato Estadual e seguindo com a premiação das equipes. As 15h00min terão início as competições do rating e também do Open, finalizando o evento as 22h00min com a premiação do Rating, Open e campeão geral da etapa.
Mais informações:
Vilmar Schindler – Presidente da Fed. Cat. De Tênis de Mesa (42) 8403 0911// 3523-3502
José Zipperer Jr. – Supervisor de Seleções, Eventos e Projetos (42) 9945 0477 // 3524-2502
Alexandre Ghizi – técnico da FME Criciúma (48) 9938 5488 // [email protected]