Nem os mais otimistas esperavam um número tão bom de inscritos. Superando todas as expectativas e prognósticos a Copa Brasil do Recife e o 1º Campeonato Brasileiro de Masters têm excelentes 221 inscritos. Este é o maior número já alcançado em uma Copa Brasil no Nordeste. Ao todo serão 15 os estados representados: Bahia, Alagoas, Amazonas, Brasília, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catariana, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Como já era previsto, os anfitriões terão a maior delegação do evento. Mas mesmo aqui tivemos surpresas, pois pouca gente acreditava que tantos atletas locais se inscreveriam. Pernambuco será representado por 97 atletas, com destaque para o Clube Português do Recife. Com os seus 33 atletas, CPR é o clube com maior número de inscritos. A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) inscreveu 22 atletas e 1 técnico, sendo o segundo clube em número de inscrições. O Clube das Águias participará com 14 atletas. A Associação Bongi, que faz sua estréia em competições nacionais, levará 12 mesa-tenistas. O estado ainda será representado por mais 3 clubes: Astra 6 (Associação dos Servidores do TRT da 6ª Região), com 3 atletas; Colégio Cenecista Rodolfo Ferreira Lima de Timbaúba; com 8; e Colégio Fernando Ferrari de Paulista, com 5 mesa-tenistas.
O segundo estado com maior número de inscritos é o Rio Grande do Norte. O Tênis de Mesa potiguar será representado por 36 atletas de 3 clubes: Bereiano (21), Henrique Castriano (14) e Poti (1).
Com 28 atletas de 4 diferentes clubes, Academia Baiana de Tênis de Mesa (18), Associação Camaçariense (6), Anibra (1) e Clube de Campo do Gameleira (3), a Bahia é o terceiro com maior número de inscritos.
Veja o quadro de inscritos por estado:
Alagoas: 12
Amazonas: 3;
Bahia: 28
Brasília: 4
Goiás: 1;
Pará: 5;
Paraíba: 22;
Paraná: 1;
Pernambuco: 98;
Rio Grande do Norte: 36;
Rio Grande do Sul: 2;
Santa Catariana: 2;
São Paulo: 2;
Sergipe: 2;
Tocantins: 2.
Os campeões do Ranking nas categorias Sênior, Lady, Veterano 40 e Veterano 50 serão declarados campeões brasileiros individuais de 2004. Mesmo assim não foram estas categorias as que mais receberam inscrições. Com 29 inscritos o Infantil Masculino é a categoria com maior número de participantes, em seguida vem o Juvenil Masculino com 25 inscritos.
Confira a quantidade de inscritos por categoria:
Pré-mirim Masculino: 03;
Pré-mirim Feminino: 02;
Mirim Masculino: 22;
Mirim Feminino: 05;
Infantil Masculino: 29;
Infantil Feminino: 05;
Juvenil Masculino: 25;
Juvenil Feminino: 06;
Juventude Masculino: 15;
Juventude Feminino: 01
Adulto Masculino: 16;
Adulto Feminino: 01;
Sênior: 24;
Lady: 02;
Veterano 40: 09;
Veterano 50: 18;
Veterano 60: 01.
Com certeza estes números serão alterados após a fase de correções. Além disso, alguns atletas serão remanejados para outras categorias, pois o número mínimo exigido de inscritos para que uma categoria seja disputada é de 5.
A quantidade de inscritos para cada Rating (competição por divisões) só será conhecida quando a tabela for divulgada, o que deve ocorrer na próxima terça ou quarta-feira.
Os atletas já fizeram sua parte, acreditando no sucesso da competição, e quebrando o recorde de inscrições em Copas Brasil no Nordeste. Agora esperamos que a organização do evento também cumpra a sua, oferecendo a estrutura adequada para a prática do Tênis de Mesa, pois apenas assim poderemos dizer na próxima segunda-feira, ao final do evento, que esta foi a maior Copa Brasil já realizada no Nordeste.
A CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) e a FPTM (Federação Pernambucana de Tênis de Mesa) têm agora 221 ótimos motivos para não nos decepcionar. Boa sorte a todos e que esta não seja uma GRANDE COMPETIÇÃO apenas em relação ao número de inscritos.