O dia não terminou nada bem para o Brasil na Guatemala. Nesta terça-feira foram realizadas as finais por equipes e apenas o infantil feminino conquistou o título.
O infantil masculino perdeu por 3×2 para o Peru ainda nas quartas-de-final e não chegou ao pódio. A Argentina ficou com o título desta categoria ao derrotar o Paraguai por 3×1.
O juvenil feminino, que defendia o título conquistado em 2008, perdeu na semifinal para o Peru por 3×2. A derrota também tira o Brasil do Campeonato Mundial Juvenil, que será realizado na Colômbia no final do ano. O Peru acabou ficando com o título após vencer o Chile por 3×1. Na decisão de terceiro lugar o Brasil superou a Guatemala por 3×0.
A derrota mais sofrida foi, novamente, diante dos chilenos, que ultimamente tem superado o Brasil nas competições juvenis por equipes. O Chile conquistou o título juvenil masculino ao marcar 3×2 sobre nossos compatriotas. O placar não poderia ter sido mais dramático. Na quinta partida Paulo Rocha e Matias Contreras travaram uma batalha pelo ouro, e o chileno venceu o quinto e decisivo set por 12-10.
A boa notícia do dia veio com a seleção infantil feminina, que conquistou nossa única medalha de ouro no evento por equipes. As meninas garantiram o título com uma vitória por 3×1 sobre o Peru.
O Campeonato Latino Americano Infantil e Juvenil de Tênis de Mesa está sendo realizado na Cidade da Guatemala e segue até o dia 18 de junho.
Veja abaixo o caderno com todos os resultados do evento por equipes.