PRESIDENTE JOSBERTO SOBRINHO FALA SOBRE A COPA BRASIL 1º CAMPEONATO BRASILEIRO DE MASTERS

Josberto Sobrinho, presidente da FPTM

Realizamos uma entrevista com o Sr. Josberto Sobrinho, Presidente da Federação Pernambucana de Tênis de Mesa, onde o tema foi exclusivamente a Copa Brasil do Recife e 1º Campeonato Brasileiro de Masters, que serão realizados na capital pernambucana entre os dias 8 e 12 de outubro. Confira! 1) Como surgiu a idéia de realizar um Campeonato Brasileiro de Masters?
A idéia surgiu em dezembro de 2003, em São Paulo, durante a Copa Brasil e o Campeonato Brasileiro, e ganhou força após a conquista do Brasileiro de Veteranos 40 por Domingos Sávio e a nomeação do vice- presidente da FPTM, Ivo Gallindo, para o cargo de coordenador de masters da CBTM. Havia uma lacuna no calendário de competições, que agora começa a ser preenchida.

2) Qual o tamanho do investimento feito para a realização da Copa Brasil Recife e Campeonato Brasileiro de Masters?

O custo dos torneios será de aproximadamente R$ 37 mil. São competições caras, que requerem patrocínio e, acima de tudo, dedicação. No nosso caso, temos como patrocinadores a Caxangá Veículos, a Zezo Equipadora, a Schincariol, o Bar e Restaurante Colarinho, a Stampa, o Clube Português, a CBTM, a Polícia Militar de Pernambuco e o Governo do Estado de Pernambuco. Também temos o apoio importante do departamento de tênis de mesa do Clube das Águias e da Aguará e esperamos contar ainda com a ajuda valiosa do temp.mesatenista.net para a divulgação dos eventos.

3) São esperados/estimados quantos inscritos para os eventos? Quantos e quais Estados já confirmaram presença?

Hoje é sexta-feira, e as inscrições terminam na quarta. É difícil dizer quantas pessoas deverão participar dos eventos. Cerca de 80% das inscrições são feitas nos dois últimos dias e, muitas vezes, os atrasos levam a CBTM a adiar o prazo final. Sabemos que a data dos jogos também não é a ideal, mas é o que foi possível fazer. Mas, para não deixar a pergunta sem resposta, e levando-se em conta as consultas feitas até agora, não será surpresa se tivermos 300 inscrições.
Além dos atletas de Pernambuco, já temos informações hoje (sexta) de que participarão mesatenistas do Rio Grande do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia e Tocantins. Atletas do Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas, Brasília, São Paulo e Minas Gerais também fizeram consultas nos últimos dias à Federação Pernambucana e à agência de turismo designada para atender os interessados de todo o país. Acreditamos que os torneios vão fazer jus aos nomes, e que haverá representantes de todas as regiões do país em Pernambuco. Vai ser um grande evento para o nosso esporte e para o nosso Estado.

4) Quantas mesas serão utilizadas na competição?

Serão usadas dez mesas de 25 mm na área de competições. Haverá ainda pelo menos mais três mesas, também de 25 mm, para aquecimento. Os atletas vão dispor ainda de quatro vestiários e sauna. Poderão também ter acesso ao complexo de piscinas do clube.
Duas lanchonetes e um restaurante vão funcionar no local durante os jogos.

5) A quadra do Clube Português do Recife, local das competições, é muito ventilada. Como será feita a “vedação” do ginásio?
Esse realmente era uma das maiores preocupações da organização. Mas tudo está sendo resolvido com profissionalismo, sem improvisos. A Federação Pernambucana contratou uma empresa, que já foi ao local dos jogos para avaliar a situação e definir a melhor maneira de vedar o ginásio. Tudo está sendo feito com antecedência, para que os problemas de última hora (sempre acontecem) sejam os menores possíveis. Uma comissão de trabalho, formada em maio, atua há quatro meses especialmente para o sucesso desses eventos. Hoje (sexta), o local foi vistoriado pela CBTM e aprovado.

6) Quais as expectativas da FPTM quanto ao desempenho dos mesatenistas pernambucanos?

A Federação Pernambucana, é claro, acredita que nossos mesatenistas podem estar no pódio na maioria das categorias. Você conhece bem a turma e sabe que temos bons jogadores em praticamente todos os níveis e idades. Mas, dessa vez, vou ficar no muro. Prefiro não arriscar, porque num torneio tudo pode acontecer, e não sabemos contra quem vamos jogar.

Obrigado pela oportunidade da entrevista. Aproveito para comunicar aos interessados que outras informações sobre a Copa Brasil e o Campeonato Brasileiro de Sêniors podem ser obtidas no site da Federação Pernambucana de Tênis de Mesa www.fpetm.com.br . Venham conhecer o Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *