ABERTO DA CHINA (I) DE 2004: MA LIN E CAO ZHEN SÃO OS CAMPEÕES INDIVIDUAIS

Ma Lin quebra jejum

Sem a participação de grandes estrelas “não chinesas” no evento masculino e com um baixo número de participantes, terminou hoje em Wuxi o Aberto da China (I), primeira etapa do Circuito ITTF Pro Tour após as Olimpíadas e nona da temporada. Ma Lin, nº 4 do ranking mundial, conquistou seu primeiro título de Pro Tour no ano ao vencer seu compatriota Wang Hao, nº 3 do ranking e atual vice-campeão olímpico. No evento feminino a zebra fez a festa. Numa final completamente inesperada a chinesa Cao Zhen, nº 32 do ranking, bateu sua compatriota Wang Tingting, que nem aparece no ranking mundial. Apenas a China entrou na competição masculina com seu time principal. A Coréia do Sul, do campeão olímpico Ryu Seung Min, foi representada apenas por jogadores muito jovens. Os únicos europeus, de renome, que estiveram em Wuxi foram o russo Alexei Smirnov e o sueco Peter Karlsson. Os dois chegaram às quartas-de-final.

Nos jogos semifinais Ma Lin venceu o primeiro colocado do Ranking Mundial, o também chinês Wang Liqin. Na outra semi Wang Hao passou por Chen Qi. Numa reedição do Aberto da Grécia de 2004, estavam frente a frente mais uma vez os dois maiores expoentes da empunhadura classineta. Em Atenas Wang Hao levou a melhor, mas em Wuxi quem venceu foi Ma Lin, que marcou 4×2 (11-08, 08-11, 11-06, 11-08, 10-12 e 11-03) e levou seu primeiro Pro Tour do ano. Há quase 1 ano Ma Lin não vencia uma das etapas do Circuito Mundial. Seu último título foi em novembro de 2003, quando superou o taiwanês Chuan Chih-Yuan na final do Aberto da Dinamarca.

Se no evento masculino não tivemos resultados surpreendentes, na competição feminina todas as favoritas foram eliminadas até as semifinais. A nº 1 do mundo e campeã olímpica Zhang Yining, da China, foi eliminada nas semifinais exatamente por Cao Zhen, campeã do Aberto. Antes disso, nas oitavas-de-final, a chinesa Li Xiaoxia, 28ª do ranking, venceu a norte-coreana Kim Hyang Mi, vice-campeã olímpica e nº 17 do mundo. A tricampeã mundial Wang Nan, também da China, caiu nas quartas-de-final diante de sua compatriota, a defensiva Fan Ying. Posteriormente Fan Ying foi superada por sua parceira de duplas Wang Tingting, que também atua no estilo defensivo.

Wang Tingting não ofereceu muita resistência à Cao Zhen, sendo superada por 4×0 (11-03, 11-04, 11-04 e 12-10). Este é o segundo título de Pro Tour conquistado por Cao Zhen, de apenas 17 anos de idade. Em 2003 Cao levou o título do Aberto da Malásia.

Nas duplas masculinas Ma Lin e Chen Qi conquistaram o título da etapa, o terceiro da temporada. Os campeões olímpicos venceram por 4×1 (11-05, 08-11, 11-07, 11-08 e 12-10) o dueto de Hong Kong formado por Cheung Yuk e Leung Chu Yan. Cao Zhen e Li Xiaoxia foram as campeãs no evento feminino. Na final elas superaram as defensivas Fan Ying e Wang Tingting pelo marcador de 4×0 (11-07, 11-09, 14-12 e 11-04).

Na categoria sub-21 masculino a França mostra que uma boa geração está a caminho. O francês Dany Lo, que eliminou o brasileiro Thiago Monteiro no Aberto do Brasil, ficou com o título do Sub-21 em Wuxi ao derrotar na final o sul-coreano Kim Tae Hoon. Este é o terceiro título consecutivo de mesa-tenistas franceses na categoria. E o mais incrível é que os três títulos foram conquistados por atletas diferentes. No Brasil o campeão foi Loïc Bobillier e nos Estados Unidos quem ficou com a primeira colocação foi Christophe Bertin.

Na final feminina a sul-coreana Moon Hyun Jung venceu por 4×3 a norte-coreana Ko Un Gyong.

A partir do dia 16 de setembro teremos, ineditamente, uma segunda etapa do Circuito ITTF Pro Tour em solo chinês. A cidade de Changchun receberá a próxima etapa do Circuito Mundial ITTF Pro Tour.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *