A organização do Campeonato Brasileiro tomou uma das decisões mais esquisita e injusta dos últimos tempos. Todos os atletas que ainda estavam como pré-inscritos, ou seja, que não pagaram suas inscrições, foram promovidos a inscritos e seus nomes foram lançados nas chaves. Esta decisão deixou ainda mais caótica a competição individual. Devido a esta decisão a competição está repleta de WO’s (ocorridos até em eliminatórias) e como a CBTM adota o sistema de dois WO’s para eliminação os jogos são chamados mesmo com o atleta não inscrito e não presente à competição.
A “promoção” ainda causa enorme injustiça, pois prejudica vários atletas na formação das chaves. Algumas chaves têm apenas um atleta presente.
Hoje a promessa é de que a “área de concentração”, onde todos os jogadores da rodada são reunidos para que os jogos comecem simultaneamente, não será formada. Os jogos serão chamados à medida que existam mesas disponíveis. Isso visa a acelerar o término da competição, que está prevista para concluir-se apenas por volta das 19h desse domingo.