Tcheco encerra sonho de Hoyama disputar chave individual em Pequim

Hugo espera por convocação

Fonte: UOL

O mesatenista Hugo Hoyama (159) fracassou em sua tentativa de conseguir a vaga no torneio individual nas Olimpíadas de Pequim. Nesta sexta-feira, ele foi eliminado na segunda fase do Pré-Olímpico de Budapeste, última chance de conquistar o lugar nos Jogos de Pequim. O veterano foi derrotado pelo tcheco Lubomir Jancarik (176) por 4 sets a 2, com parciais de 7-11, 11-6, 11-4, 12-10, 10-12 e 11-8, e se despediu da competição.

Poucas horas antes, Hoyama havia garantido a classificação para a segunda fase, ao vencer Josue Donado, de El Salvador, por 4 sets a 0 (11-8, 11-6, 11-9 e 14-12), e ficou em segundo lugar no grupo.

Com isso, ele precisou enfrentar o tcheco, que também foi segundo em seu grupo, e iniciou bem, vencendo o primeiro set. Porém, Jancarik reagiu rapidamente e acabou com as chances do mesatenista de 38 anos. Nas oitavas-de-final, o tcheco terá pela frente o letão Matiss Burgis.


Donic Coppa JO

R$ 65,00

Agora, Hoyama terá de esperar a definição do terceiro nome que comporá a equipe brasileira em Pequim. Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi já estão garantidos (pois se classificaram para o torneio individual no Pré-Olímpico da América), e a tendência é que Hoyama dispute a vaga com Cazuo Matsumoto e Bruno dos Anjos.

O experiente mesatenista esteve muito próximo de alcançar a vaga no Pré-Olímpico da América, mas foi derrotado na final de um dos três torneios que deram classificação. No evento mundial, Hoyama teve duas vitórias e uma derrota na primeira fase, antes de cair diante de Jancarik.

Ele era o único representante do país no evento e buscava a vaga em sua quinta Olimpíada, pois já disputou em Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004. No feminino, o Brasil não tem competidoras em Budapeste e a única classificada é Mariany Nonaka.

Hoyama revela falta de confiança, mas aposta em convocação olímpica

A derrota para o tcheco Lubomir Jancarik encerrou o sonho do brasileiro Hugo Hoyama disputar o torneio de simples nas Olimpíadas de Pequim, mas o mesatenista ainda acredita na sua ida para a quinta Olimpíada.

Para isso, ele precisa ser convocado para defender a equipe brasileira na China, que já tem classificados Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi. Hoyama terá de esperar a definição da comissão técnica, o que deve ocorrer apenas no fim do mês.

“Estou confiante que isso aconteça. Mesmo não obtendo bons resultados agora, sei que posso ajudar a equipe”, afirmou o mesatenista de 38 anos.

Nesta sexta-feira, Hoyama lamentou principalmente a sua postura na derrota para Jancarik na segunda fase do Pré-Olímpico Mundial. “Nunca havia enfrentado (o tcheco) e, nesse jogo, estive sem confiança. Não sei o que aconteceu, mas errei algumas bolas no início e não estava conseguindo soltar o meu jogo. Ele aproveitou bem os meus erros, não forçando muito e venceu a partida”, analisou.

O mesatenista reconheceu que seu maior problema, porém, foi no quarto set, quando perdeu por 12 a 10. “Tinha que fechar o quarto set, onde estava vencendo, mas bobeei e perdi. Ainda venci o quinto, e no sexto set, estive na frente, mas perdi. Agora, não adianta ficar lamentando. Eu fiz tudo o que podia, lutei até o fim, me recuperei da contusão, mas faltou ritmo de jogo. E a verdade é que isso só poderei adquirir isso, jogando”, disse.

Após os resultados, Hoyama volta ao Brasil nesta segunda-feira e retoma os treinos para, já no dia 17, viajar para a disputa do Aberto do Japão. “Vou aproveitar para ficar treinando alguns dias por lá”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *